Ministro garante que obra do Canal de Xingó será licitada neste ano

Em entrevista exclusiva ao Jornal da Fan, da Fan FM, desta quarta-feira, 27, o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, garantiu que a primeira etapa para a construção do Canal Xingó será licitada ainda neste ano. O empreendimento será executado pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

“Nós vamos não apenas licitar a obra física, como vamos iniciar a obra no próximo ano. Como se trata de uma licitação pelo menor preço, o que nós vamos fazer é tentar diminuir, em menor espaço de tempo possível, eventuais demandas judiciais que possam ocorrer(…). O limite para homologar a obra é 30 de dezembro, então no final de janeiro e início de fevereiro a gente tem condições de manter o canteiro de obras instalado para iniciarmos o primeiro trecho”, afirmou.

O ministro cumpre  agenda em Sergipe com anúncios e entregas de obras de infraestrutura hídrica, preservação e saneamento nos municípios de São Cristóvão, Japoatã e Propriá.

Rogério  fez questão de relembrar os seus trabalhos desde 2019, após assumir o comando do ministério. “Nós temos um histórico de pouco mais de dois anos à frente desse ministério de realizações, que não tem comparação nos últimos 50 anos. Nós nos deparamos, por exemplo, com a transposição do Rio São Francisco, uma obra que se arrastava por 16 anos”, explicou, enfatizando a inauguração.

Além do Canal de Xingó, Rogério Marinho elencou diversas obras que foram e estão sendo concluídas no Nordeste. “Nós temos uma decisão, que é uma decisão do presidente Bolsonaro, que é priorizar essa emancipação do Nordeste brasileiro, porque entendemos que as políticas públicas precisam ser necessariamente políticas de Estado. Nós não temos nenhuma dificuldade em concluir obras iniciadas em outros governos, mas, ao mesmo tempo, a preocupação de iniciarmos obras que são complementares”, completou.

O ministro elogiou os parlamentares da bancada federal, em especial, os deputados federais Laércio Oliveira (PP) e Bosco Costa (PL), que estavam ao seu lado para acompanhá-lo durante as visitas nos municípios.

Laercio disse estar na expectativa para a construção do “sonhado” Canal de Xingó. “Esse é o nosso desejo, é a nossa expectativa, porque o ministro esteve há seis atrás aqui em Aracaju para tratar deste assunto e isso demonstra o compromisso do Governo Federal com o nosso estado”.

“Nós esperamos que seja concluído esse projeto, projeto mais importante no momento para o estado de Sergipe (…). Feliz, mesmo com atraso em comparação aos outros estados, mas antes tarde do que nunca”, comemorou Bosco Costa.

Home

Confira a entrevista completa a seguir:

Deixe uma resposta