CARLOS BATALHA: “PROFESSOR UCHÔA: O IMORTAL DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE”!

PROFESSOR UCHÔA: O IMORTAL DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE
Poderia estender a frase acima colocando-a da seguinte maneira. PROFESSOR UCHÔA: O IMORTAL DA EDUCAÇÃO DE SERGIPE, DO NORDESTE, E DO BRASIL, e no decorrer do nosso artigo de hoje explico porque.
No último dia 17, o professor Jouberto Uchôa de Mendonça completou 85 anos de idade, demonstrando uma vitalidade fora do comum e uma disposição sem igual para continuar empreendendo na área educacional.
Ninguém fez mais pela educação do nosso estado do que o professor Uchôa. Inicialmente com o Colégio Tiradentes, depois com a Faculdade Tiradentes, e a seguir com a Universidade Tiradentes, o aniversariante da semana percorreu um caminho de vida difícil, sendo por isso mesmo mais um exemplo a ser seguido.
VIDA DURA E DIFÍCIL
Sendo filho de um motorista do estado e de uma merendeira, o quase garoto Uchôa começou a vida como tecelão, passando a balconista, auxiliar de laboratório e fiscal de cinema.
Em 1954 começou as atividades ligadas a área educacional trabalhando como vigia no então Ginásio Pio Décimo, sendo inicialmente vigia, servente, inspetor de alunos, o tempo em que estudava até se tornar professor de matemática, secretário geral do colégio, até assumir o cargo de diretor. Possuindo uma formação rica tendo cursado o curso comercial básico e o curso de Contabilidade na Escola Técnica de Comércio, o professor Uchôa é também bacharel em Ciências Jurídicas e pós-graduado em Administração de Unidades de Ensino.
COLÉGIO TIRADENTES
O Colégio Tiradentes, criado em 1962 foi o primeiro passo de Uchôa no setor educacional, até que em 1965, mediante uma ação judicial houve uma ação de despejo porque a proprietária queria o imóvel de volta, e onde mesmo a justiça estabelecendo um prazo de seis meses para desocupação, a polícia no dia seguinte já colocava todos para fora sem que ninguém tivesse acesso às suas dependências.
Professor Uchôa foi a luta, alugando um outro imóvel na Avenida Aírton Teles, e mesmo sendo à época uma zona de baixo meretrício, não houve a perda de um aluno sequer.
FACULDADE E UNIVERSIDADE TIRADENTES
Em 1972, dez anos após a abertura do Colégio Tiradentes, surgia a Faculdade Tiradentes. com a oferta inicial dos cursos de Administração, Economia e Ciências Contábeis. Com o passar dos anos vários outros cursos foram inseridos na grade, até que em 1994 a faculdade foi transformada em Universidade Tiradentes. apesar do descrédito de algumas pessoas à época.
Hoje, a Universidade Tiradentes é referência de qualidade em ensino, pesquisa e extensão não só no estado de Sergipe, como também em várias cidades do nordeste brasileiro.
PIONEIRISMO INTERNACIONAL
Para quem não conhece a determinação do professor Uchôa chega a ser difícil acreditar. O Grupo Tiradentes foi a primeira instituição privada de ensino superior do Brasil a implantar um núcleo de estudos e intercâmbio acadêmico em Boston, nos Estados Unidos, o maior centro de estudos das Américas, e um dos maiores do mundo.
GRUPO TIRADENTES
Hoje o Grupo Tiradentes é o resultado de um projeto que começou lá em 1962 e que ao longo dos anos foi ramificando e expandindo suas raízes para várias outras vertentes mas tendo sempre como foco principal o setor educacional. Em outra oportunidade apresentaremos todas as suas ramificações e ações, porque hoje o nosso objetivo foi de homenagear um homem que deixará marcado para sempre na história do nosso estado o seu nome, e o legado que deixará. Jouberto Uchôa de Mendonça. Sou fã dele, e Sergipe muito o admira.
Carlos Batalha
Jornalista e Radialista
https://folhadesergipe.com/

Deixe uma resposta