Qual o prazo de validade de um produto de R$ 2,7 milhões? No rol de atividades do Governo de Sergipe, pouco mais de um mês. É que o asfalto novo aplicado sobre a avenida Melício Machado (SE-050), na Zona de Expansão de Aracaju, após algumas semanas de concluído o trabalho das máquinas, já apresenta buracos, desnivelamento e desgaste. Um projeto que foi apresentado a título de revitalização, aos poucos, evidencia problemas antigos desse importante corredor da capital sergipana.
O ponto mais afetado com buracos e início de desgaste do asfalto fica no início do trecho duplicado, sentido praia/centro. Quem já transitou na região nos dias de chuva, por exemplo, além de desviar dos buracos que já aparecem na via, também precisam desviar das poças com água em alguns trechos. A intervenção recebe investimentos na ordem de R$ 2.737.227,76, oriundos do Tesouro Estadual, e compreende o recapeamento de 4 km de extensão da avenida Melício Machado, que possui 16 metros de pistas de rolamento, sendo 8 metros em cada sentido da via.

Antes de aplicar o novo asfalto, as equipes que trabalharam no recapeamento da via fizeram toda fresagem do asfalto antigo, ou seja, retiraram todas as camadas de asfaltos emendados anteriormente, que tornavam o tráfego na região bastante irregular. O serviço de fresagem permite maior eficácia na aplicação de um novo asfalto na via – uma realidade que tem destoado do novo pavimento da Melício Machado.
Em matéria publicada no dai 23 de abril no site do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER-SE), o secretário da Sedurbs, Ubirajara Barreto, explicou a obra que estava sendo iniciada na avenida. “Temos um contrato dividido em três ordens, entres eles está o da capital sergipana. Nessa parte duplicada da avenida faremos a retirada da camada asfáltica das quatro pistas de rolamento, seguida do recapeamento, fresagem, regularização, implantação de sinalização horizontal e vertical, além de serviços de drenagem, limpeza de sarjetas e caiação do meio-fio, de modo que os trabalhos têm o prazo de execução de 60 dias, e, em razão do acordo firmado entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal, tão logo esteja concluída, a obra será entregue em definitivo ao município de Aracaju”, explicou.
Por meio de nota, a Sedurbs reconheceu os defeitos apresentados no novo asfalto e informou que já acionou a empresa responsável pela obra para que os reparos sejam feitos. “A obra está sendo finalizada, porém, surgiram alguns problemas na base da pista de rolamento em um trecho de aproximadamente 700 metros, no sentido praia/aeroporto. A empresa contratada para a execução dos serviços está fazendo os devidos reparos, e, tão logo o tempo volte a firmar, será aplicada a camada asfáltica no trecho em questão a fim de que a pavimentação fique uniforme”, pontua nota encaminhada pela secretaria.
https://fanf1.com.br/cidades/2021/08/22486/avenida-melicio-machado-asfalto-novo-velhos-problemas.html




