Stefani e Pigossi levam bronze e conquistam 1ª medalha brasileira no tênis

A história do tênis brasileiro ganhou um capítulo especial neste sábado, 31. Luisa Stefani e Laura Pigossi vencerem as russas Veronika Kudermetova e Elena Vesnina, conquistando a primeira medalha do país na modalidade nos Jogos Olímpicos. O bronze representa a consagração da parceria que brilhou em Tóquio-2020.

A partida decisiva pela medalha seguiu o roteiro traçado pelas brasileiras durante toda a competição, com requintes de resiliência e determinação. Depois de um primeiro set em que começaram pior e precisaram lutar para equilibrar o duelo, Laura e Luisa viram as russas vencerem a primeira parcial por 6/4. Mas a reação brasileira não foi interrompida e, depois da quebra no primeiro serviço das rivais no segundo set, devolveram a parcial de 6/4 para levar a decisão para o super tie-break.

O terceiro set foi ainda mais emocionante. Stefani/Pigossi chegaram a ficar 5-9 atrás no placar, com quatro match points para as atletas do Comitê Olímpico Russo. Além de salvarem as quatro chances, elas mantiveram o ritmo para fechar em 11-9 e confirmar o bronze histórico. O duelo no Ariake Tennis Park tede duração de 2h11min.

TRAJETÓRIA

A trajetória até a medalha olímpica não foi fácil. Pelo caminho as brasileiras tiveram de superar atletas da elite do circuito internacional, campeãs e finalistas de Grand Slams nos últimos anos. O primeiro triunfo foi sobre as canadenses Sharon Fichman/Gabriela Dabrowski. Depois veio a vitória sobre as tchecas Marketa Vondrousova/Karolina Pliskova. Nas quartas de final, um desafio ainda mais difícil contra as norte-americanas Bethanie Mattek-Sands/Jessica Pegula. E nem mesmo a derrota na semifinal para as suíças Belind Bencic/Viktorija Golubic foi capaz de tirar o brilho desta façanha do esporte nacional.

“Ainda não caiu a ficha do quanto isso é importante. Entramos na competição de última hora, aos 45 do segundo tempo, e fizemos valer a pena. Aproveitamos cada momento, cada partida, para representar o tênis brasileiro da melhor maneira e estamos muito felizes de trazer a medalha para casa”, comemora Luisa Stefani.

“Nós nunca deixamos de acreditar que podíamos. Desde que recebemos a confirmação da classificação, sabíamos que poderíamos jogar de igual para igual contra todas que estão aqui. A derrota na semifinal foi muito dura, mas tivemos forças para reorganizar, juntar energias e defender as cores do Brasil da melhor maneira”, completa Laura Pigossi.

Fonte: Confederação Brasileira de Tênis

 

 

Home

Deixe uma resposta