Somente pessoas acima de 48 anos devem se cadastrar para a vacinação em Aracaju

Com a ampliação da vacinação contra o novo coronavírus em Aracaju, anunciada nesta quarta-feira (9) pelo prefeito Edvaldo Nogueira, pessoas acima de 48 anos de idade sem comorbidades começa a receber a primeira dose do imunizante. A partir de agora, todos desta faixa etária já podem efetuar o cadastro no site da prefeitura. Aqueles com idade inferior, devem aguardar uma nova ampliação de público.

Antes mesmo do anúncio oficial da Prefeitura de Aracaju, circulou nas redes sociais a informação de que o site de cadastramento já estava liberado para todas as idades de pessoas sem doenças preexistentes, o que acabou gerando uma instabilidade no portal, e aqueles que de fato irão receber a vacina ficaram impedidos de se cadastrar.

 

“A Secretaria Municipal da Saúde informa que o sistema de cadastro Vacinaju já está funcionando e reforça que o cadastro de vacinação contra covid-19 para população em geral está ativo para a faixa etária a partir de 48 anos”, disse a Comunicação do órgão ao F5 News. 

De acordo com o anúncio do prefeito Edvaldo Nogueira nas redes sociais, a partir desta sexta-feira (11) os aracajuanos com 55 anos de idade sem comorbidades poderão se vacinar. Nos dias subsequentes a vacina ocorre para cada faixa, por dia, até 48 anos, que será no dia 18 deste mês. Confira no final da matéria o calendário.

No portal de cadastramento, as pessoas sem comorbidades acima de 48 anos devem preencher o cadastro no campo ‘População em geral’. Ao concluir o processo, o cadastro passará por análise e, em seguida, se aprovado, o usuário deverá receber um código de validação para a vacina no Drive Thru do Parque da Sementeira ou no auditório da Escola Municipal Presidente Vargas.

Os profissionais de Educação, das Forças de Segurança e profissionais da Saúde devem fazer o cadastramento no portal, pois o código é obrigatório para este público. Todos os demais só precisam fazer o cadastro no sistema se desejarem se vacinar no drive thru ou na escola Presidente Vargas. Além desses dois locais, a prefeitura está disponibilizando 17 Unidades Básicas de Saúde, além de seis pontos fixos para vacinação, onde é preciso apresentar somente carteira de identidade, carteira de vacinação e comprovante de residência em Aracaju.

“Quem fez o cadastro e está fora da faixa etária precisa aguardar a ampliação de público. Assim que chegar à fase da idade contemplada, o código será gerado”, explica a Assessoria da SMS.

Pontos de vacinação

Para organizar o fluxo e evitar aglomerações, a Secretaria da Saúde de Aracaju disponibilizará 17 Unidades Básicas de Saúde para a vacinação deste público: UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); UBS Marx de Carvalho (bairro Ponto Novo); UBS Cândida Alves (rua São João); UBS Adel Nunes (bairro América); UBS Amélia Leite (bairro Suíssa); UBS Joaldo Barbosa (bairro América); UBS Manoel de Souza Pereira (bairro Jabotiana);  UBS Anália Pina (conjunto Almirante Tamandaré); UBS Roberto Paixão (bairro 17 de Março); UBS Edézio Vieira de Melo (bairro Siqueira Campos); UBS Oswaldo e Souza (bairro Getúlio Vargas); UBS Hugo Gurgel (bairro Coroa do Meio); UBS Eunice Barbosa (bairro Porto Dantas); UBS Celso Daniel (bairro Santa Maria); UBS Augusto Franco (bairro Farolândia); UBS João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); e UBS Carlos Hardman (bairro Soledade).

Os cidadãos poderão se dirigir ainda a um dos seis pontos fixos, nos seguintes locais: Colégio CCPA (bairro Grageru); Centro Educacional Futuro Feliz (bairro 18 do Forte); Estação Cidadania (bairro Bugio); Universidade Tiradentes – UNIT (bairro Farolândia);  Centro Educacional Professor José Sebastião dos Santos – CEPJSS (avenida Augusto Franco); e Faculdade Pio X (avenida Tancredo Neves).

Cada UBS contará com duas equipes de vacinação durante a semana e três equipes de vacinação no fim de semana. Já os pontos de vacinação terão quatro equipes em todos os dias da semana. “Com a ampliação das equipes, a imunização ganhará agilidade”, diz a Prefeitura de Aracaju.

 

Edição de texto: Monica Pinto

 

 

Home

Deixe uma resposta