Com o objetivo de fortalecer a atuação das Diretorias Administrativas e Financeiras (DAFs) e das áreas de Planejamento das secretarias municipais, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), promoveu um curso voltado à captação de recursos. A iniciativa visa fortalecer estratégias, oportunidades e práticas para transformar projetos em resultados concretos, ampliando a capacidade do município em acessar investimentos.
O secretário da Seplog, Thyago Silva destacou a importância do momento como parte do compromisso da gestão em otimizar a prospecção de recursos. “Este evento acontece a pedido da prefeita Emília Corrêa, no sentido de alinhar as secretarias e as coordenações junto à parte de prospecção. Como a secretaria coordena este processo e temos vários convênios e ações que são trabalhadas de forma específica por cada pasta, buscamos trocar ideias e construir um fluxo de trabalho. Desta forma, podemos otimizar a captação de recursos do município, sem ficar apenas esperando pelo que já temos, mas buscando mais alternativas, mesmo diante das dificuldades”, pontuou.
Com o apoio da Escola de Governo e Administração Pública (Esgap), a assessora de Captação de Recursos da Seplog, Ana Carla Machado, ministrou o curso. Ela explicou que a atividade teve como foco apresentar um panorama geral da captação e explanar sobre o uso eficaz do programa TransfereGov, do Governo Federal. “São estratégias e oportunidades para a captação, além de reforço aos pontos críticos que muitas vezes comprometem este processo. A expectativa é que os servidores saiam daqui conscientes do que deve e, principalmente, do que não deve ser feito, garantindo que o município não perca oportunidades de investimentos”, ressaltou.
Ela acrescentou, ainda, que o curso também teve o intuito de alinhar as equipes técnicas das secretarias. “É um encontro voltado principalmente para integrar os setores de planejamento e DAFs com a Ascap, já que muitas secretarias não possuem equipes próprias de captação. Um momento de troca, de alerta e de aprendizado para fortalecer o papel de cada órgão dentro do processo. O esforço coletivo é fundamental para que Aracaju continue cadastrando propostas consistentes e ampliando a chegada de novos investimentos”, explicou Ana Carla.
Diretora da Assessoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Asplandi) da Secretaria Municipal da Cultura (Secult Aju), Evellyn Ribeiro afirmou que, como responsável por articular projetos e planejar ações estratégicas, foi possível realizar a identificação de oportunidades de financiamento e a construção de parcerias que garantam sustentabilidade às iniciativas culturais.
“O curso ofereceu acesso às ferramentas atualizadas, metodologias de elaboração de projetos e orientações sobre fontes de recursos públicos e privados, ampliando a capacidade técnica da equipe da Secult. Isso contribui diretamente para a eficiência da gestão, potencializando a captação de investimentos para programas, editais e atividades que valorizem a diversidade cultural na capital e ampliem o acesso da população às manifestações artísticas”, explanou Evellyn.
Com esta iniciativa, a Seplog reafirma o compromisso em capacitar e integrar os servidores municipais, fortalecendo a gestão técnica e estratégica e assegurando que a captação de recursos se traduza em melhorias concretas para a população.




