Sala Azul: Prefeitura inicia nova turma de grupos reflexivos para autores de violência doméstica
A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal do Respeito às Políticas para as Mulheres (SerMulher), iniciou nesta quinta-feira, 26, mais uma turma da Sala Azul, espaço criado para abrigar o projeto “Grupo Reflexivo – Quebrando Ciclos”. O programa atende autores de violência doméstica que possuem medida protetiva. A iniciativa tem como objetivo promover a reflexão, a responsabilização e a mudança de comportamento dos participantes, contribuindo para a prevenção e a redução da reincidência da violência doméstica.
“Tivemos a primeira turma, que encerramos no final do ano passado, e este ano teremos duas, uma às terças e outra às quintas. Iniciamos o segundo grupo com a expectativa de muita troca e reflexão. Cada grupo é um organismo vivo e traz consigo vivências e experiências únicas. Desejamos que sejam proveitosos e tão produtivos quanto o primeiro”, ressaltou a facilitadora da SerMulher, Hellen Lira.
O trabalho desenvolvido na Sala Azul, conforme destaca a secretária e facilitadora da SerMulher, Elaine Oliveira, já apresenta resultados positivos, fortalecendo as políticas públicas de enfrentamento à violência contra a mulher e reafirmando o compromisso da atual gestão municipal com a proteção e a promoção dos direitos das mulheres em Aracaju.
“Essa é mais uma política pública que sai do papel e se transforma em ação concreta, por meio da SerMulher, desenvolvida em parceria com o Tribunal de Justiça de Sergipe. A Sala Azul vem promovendo uma nova perspectiva para autores de violência”, enfatizou Elaine Oliveira.
Cada turma possui 25 integrantes, que participarão de 12 encontros, entre individuais e coletivos — momentos de aprendizagem e reflexão voltados à quebra de ciclos de violência.
Sala Azul
A Sala Azul foi criada pela Prefeitura de Aracaju, por meio da SerMulher, para abrigar o Grupo Reflexivo, projeto desenvolvido há 14 anos pelo Tribunal de Justiça de Sergipe e que, a partir de novembro de 2025, passou a ser política pública municipal de combate à violência doméstica e contra a mulher.



