Nesta quarta-feira, 22, a equipe de serviços operacionais da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) esteve no Recanto da Jaqueira, localizado no bairro Porto Dantas, onde está ocorrendo mais uma importante obra de infraestrutura. Segundo o coordenador de Obras, Julio César Fonseca, o percentual de execução está em 85%.
“Está sendo executada a pavimentação, drenagem e construção de passeios. O loteamento Jaqueira é mais alto que o loteamento Copacabana e, devido ao grande volume de chuvas, maior que a média histórica para o mês, alguns locais do Copacabana foram afetados. Estamos realizando serviços paliativos na obra da Jaqueira para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas”, disse.
Gabriel Matos, morador da Jaqueira, afirmou que está criando grande expectativa para que a problemática que se arrasta há anos seja resolvida. “Nossa esperança é que agora o impacto das chuvas seja minimizado e, mais adiante, resolvido de forma definitiva. Após as equipes atuarem no local, observamos melhorias. A sensação de ser ouvido já é muito satisfatória. Hoje percebemos que houve menos danos quando as chuvas caíram. Nossa torcida é para que dê certo”, disse.
Luiz Carlos, que mora há 14 anos no loteamento, destacou que a gestão está tentando sanar a situação. “A prefeita esteve aqui, se comoveu com a situação dos moradores e nos garantiu que fará de tudo para resolver este problema. Temos visto que estão buscando nos ajudar”, disse.
A execução do projeto resulta de um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões no âmbito do programa “Aracaju Cidade do Futuro”, que conta com financiamento de R$ 500 milhões do Novo Banco de Desenvolvimento. O projeto contempla todas as ruas da localidade com serviços de terraplanagem, construção de drenagem pluvial e rede de esgotamento sanitário, pavimentação asfáltica em paralelepípedo e concreto, passeios em concreto, meios-fios em concreto, sinalização vertical e horizontal e acessibilidade. Ao todo, o projeto urbanizará 2,7 km de vias, mudando completamente a realidade vivida pelos moradores da região.




