Nesta quarta-feira, 11, o prefeito da cidade de Propriá, Drº Valberto, participou [na companhia do governador Fábio Mitidieri e de prefeitos dos demais 74 muncípios sergipanos] de segunda assembleia extraodinária sobre a outorga da concessão parcial da Deso, organizada pelo colegiado da Microrregião de Água e Esgoto de Sergipe (Maes).
Na oportunidade, também foi eleito o novo secretário-geral da instituição, que será Gustavo Burity, em substituição à antiga secretária-geral, Lígia Ourives, que retornou a Brasília. Além disso, foi revelado aos prefeitos do grupo os valores que cada município receberá da outorga da Companhia de Saneamento de Sergipe.
A previsão é de que até o próximo dia 18 de dezembro a Iguá Saneamento SA, empresa que arrematou a concessão parcial dos serviços da Deso, assine contrato com o Governo do Estado. Conforme o edital, os valores divulgados serão pagos de maneira escalonada, sendo 60% na assinatura do contrato, 20% assim que a operação assistida da Iguá com a Deso seja encerrada (prevista para junho de 2025) e os últimos 20% em até dois anos após a assinatura do contrato.
De acordo com Valberto, a medida provocará a universalização do abastecimento de água potável e coleta e tratamento de esgoto na cidade, como preconiza o Novo Marco do Saneamento, cujo prazo para ser totalmente implementado é até 31 de dezembro de 2033.
“Foi uma luta de nossa gestão que graças a essa concretização iremos revolucionar o saneamento básico em nossa cidade. Levando dignidade e qualidade de vida aos propriaenses. A reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável de nosso município”, concluiu Valberto.