PROIBIÇÃO DE PESQUISAS: Divulgação de pesquisa eleitoral deveria ser proibida pelo menos nos trinta dias que antecedem aos pleitos

Infelizmente, o eleitorado brasileiro na sua grande maioria não tem consciência de como votar.
A velha política do toma lá dá cá continua prevalecendo, mesmo com muitas mudanças realizadas nos últimos anos na legislação eleitoral, mas boa parte do eleitorado se acostumou mal. Aliás, foi com este tipo de política, que durante 16 anos o PT foi o partido soberano no Brasil, fazendo uso do Bolsa Família.

Os pedidos de blocos, sacos de cimento, colchões etc ainda continuam, embora a bem da verdade com menor intensidade, principalmente pelo rigor da lei.

Por outro lado, existe o tipo de eleitor que é levado pelo Oba Oba, pelas falsas promessas de melhoria de vida, e pelos resultados muitas vezes distorcidos apresentados por algumas pesquisas que erram, e erram feio.

Os resultados “errados” induzem o eleitor não politizado, aquele que não gosta de “perder o voto” como eles falam, a na hora da votação simplesmente apertar o número do candidato que a pesquisa diz que irá ganhar.

Observamos ao longo dos anos muitos erros grotescos de institutos de pesquisas e lembramos aqui o último deles.

Ano 2018. Eleição para o Senado da República em Sergipe, pleito realizado em 07 de outubro.

Dia 19 de setembro, apenas 20 dias antes da eleição, o Ibope divulga pesquisa onde liderando a disputa aparecia Valadares com 26 pontos. Em segundo lugar, André Mouca com 21, em terceiro Jackson Barreto com 19, e em quarto, Pastor Heleno com 15.
Lá atrás, aparecia Rogério Carvalho com 12, e Alessandro Vieira com 10.

Prestem atenção. Há apenas 20 dias do pleito o Ibope garante 95% de acerto, e margem de erro de 3%.

Diferença enorme de 14 pontos de Valadares para Rogério e 12 pontos para Alessandro.
O resultado todos sabem em apenas 20 dias, Rogério e Alessandro que estavam respectivamente em quinto e sexto lugares, desmoralizaram uma pesquisa mais uma vez.

Fica aqui mais uma prova de que eleição é ganha nos dias e nos minutos finais até mesmo quando existe uma suposta folga de pontuação.

Para finalizar, uma pergunta que merece reflexão. Como se explica que hoje, os dois primeiros colocados, Edvaldo e Danielle, estão também entre os três primeiros colocados na rejeição, enquanto Georlize Teles, a menor rejeição desde o início aparece na quinta colocação, mas em empate técnico no terceiro lugar?

Somente as urnas dirão em 15 de novembro.

Deixe uma resposta