Primeiras doses da Sputnik serão utilizadas em grupo selecionado

De acordo com o superintendente de Comunicação do Governo do Estado, Givaldo Ricardo, após reunião com governadores do Nordeste e o presidente do Fundo Soberano Russo, Kirill, que responde pela Sputnik, ficou decidido que a vacina em Sergipe será utilizada em um grupo determinado de pessoas de uma mesma região, como foromato de teste.

“Um território do estado será utilizado para que 23 mil pessoas sejam vacinadas com duas doses da Sputnik. Ainda não está definido que local será esse, mas inicialmente essas doses que devem chegar no estado serão utilizadas em uma região determinada para atestar a efetividade dela e que novas remessas possam ser entregues em Sergipe”, disse Givaldo.

A declaração foi dada m entrevista ao Jornal da Fan da Rádio Fan FM na manhã desta quarta-feira, 16. Givaldo falou que durante a reunião, realizada ontem, 15, ficou definido que até o dia 30 será elaborado um cronograma de entrega das vacinas para que as doses do imunizante cheguem ao estado na primeira semana de julho.

Primeiras doses da Sputnik serão utilizadas em grupo selecionado

“As vacinas serão entregues cumprindo todas as exigências da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Esta foi uma medida imposta pelos governadores. Em Sergipe, a população deve começar a ser vacinada com esse imunizante já na segunda semana de julho”, declarou ele.

Ele disse também que foi apresentada a segurança e a eficácia da Sputnik, assim como determinada as orientações de que ela não seja utilizada em pessoas maiores de 60 anos ou em mulheres que planejam engravidar em até dois meses após a vacinação.

 

Leitos de Covid-19

Questionado sobre a diminuição nos números de leitos de UTI e de enfermagem apresentados diariamente no Boletim Covid-19, ele explicou que a alteração no número total de leitos se dá não pelo fechamento dessas unidades, mas sim pela disponibilidade desses leitos.

“Um leito, seja de UTI ou seja de enfermagem, só estará disponível se estiver funcionando totalmente. Se um médico ou membro desse leito ficar doente, o leito fica indisponível, por isso aparece aquele percentual no Boletim. Além disso, há também problemas técnicos que são registrados e por isso alguns leitos acabam ficando indisponíveis”, explicou.

 

 

Home

Deixe uma resposta