Presidente Luciano Bispo recebe visita do diretor do ITPS

Por Ethiene Fonseca/Agência de Notícias Alese

Nesta quinta-feira (12), o presidente da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado estadual Luciano Bispo, recebeu em seu gabinete Kaká Andrade, que é diretor-presidente do Instituto Tecnológico e de Pesquisas do Estado de Sergipe (ITPS), autarquia especial do Governo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec).

Presidente Luciano Bispo recebe visita do diretor do ITPS

De acordo com o diretor do Instituto, a visita teve como objetivo tratar sobre o aniversário de 99 anos da entidade. Na conversa, foi cogitada a realização de uma sessão especial na Alese para celebrar a data. Também participaram da reunião o assessor de Planejamento do ITPS, Marcus Sândalo; o subsecretário-geral da Mesa Diretora da Alese, Igor Albuquerque; o diretor-Geral da Alese, Roberto Bispo; e o diretor de Comunicação, Irineu Fontes.

Kaká Andrade, diretor-presidente do ITPS

“O ITPS está fazendo agora, no dia 27 de junho, 99 anos de existência. É o terceiro instituto de ciência e tecnologia mais antigo do país. O ITPS tem uma rica história ligada ao desenvolvimento industrial e socioeconômico do Estado de Sergipe. Todos os minerais que foram descobertos aqui passaram pelo ITPS, por exemplo estudos na área de petróleo, na área da argila, na área do calcário, do potássio, enfim, uma infinidade de minerais e de atividades que tornaram o Estado de Sergipe com o grau de desenvolvimento que existe hoje. Então viemos aqui falar com o presidente da Assembleia para que a gente dê uma divulgação a esse fato histórico, os 99 anos. Para que a gente divulgue a existência desse órgão, que não é um órgão de Governo, é um órgão de Estado e que precisa que todos tenham o conhecimento da sua importância. Que a gente dê continuidade a esse trabalho tão bem realizado por pioneiros históricos que passaram e doaram a vida ao desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação no Estado de Sergipe”, informou Andrade.

Ele ponderou que a conversa com o presidente da Alese foi produtiva, ressaltando a importância desse espaço aberto pela Casa para tratar sobre assuntos de interesse da população sergipana. Na reunião, um dos temas abordados foi o Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe (PDSS), estudo realizado pela Assembleia com o objetivo de promover o crescimento do Estado, principalmente a expansão da economia sergipana, gerando emprego e renda.

“Desde que a gente chegou lá no ITPS, eu entendi que a gente tem que se somar. Sozinho a gente não vai longe. Não estabelecemos fronteiras para que a gente busque parceiros da ciência, tecnologia e inovação. Eu digo sempre que não há desenvolvimento sem a ciência e a tecnologia. O desenvolvimento passa por isso. Então, não há um país desenvolvido sem ciência e tecnologia. Não há um estado desenvolvido se não houver ciência, tecnologia e inovação. O ITPS é esse braço do Governo do Estado nessa área. Nós temos essas parcerias com os diversos órgãos do Estado e estamos aqui procurando a parceria da Assembleia, já que a Alese, na sua ação pioneira, elaborou um Plano de Desenvolvimento Sustentável de Sergipe. Muitas daquelas ações do Plano, o ITPS se insere no sentido de dar suporte para que efetivamente esse trabalho tão bem elaborado pela Assembleia. Que a gente possa também dar alguma contribuição para que ele se torne realidade, não só um documento bonito e bem elaborado, mas que ele se torne na prática e devolva ao povo de Sergipe o investimento que o Poder Legislativo fez no sentido de colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do Estado de Sergipe”, finalizou o diretor do Instituto.

Fotos: Jadilson Simões

Presidente Luciano Bispo recebe visita do diretor do ITPS

 

Home

Deixe uma resposta