Prefeitura leva ação do TestAju à comunidade da Veneza 1

Em mais uma ação de testagem em espaços públicos, nesta sexta-feira, 18, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), coletou amostras para testes RT-PCR e testes rápidos em pessoas assintomáticas. A ação, que aconteceu na EMEF Jornalista Orlando Dantas, localizada no bairro Olaria, realizou 89 testes, nas duas modalidades.
Somente este ano, desde a retomada do serviço, no mês de março, foram realizados 5.491 testes RT-PCR e 3.249 testes rápidos (esse tipo de exame foi incluído na ampliação do serviço, no mês de abril). Nos três dias de ação dessa semana foram feitas 385 coletas nas duas modalidades.
Para ter acesso ao serviço, o usuário deve apresentar documento de identificação com foto. Como há um quantitativo de testes disponibilizado para cada dia de ação, são distribuídas cerca de 150 senhas por ação.
Cinthia Danielle, moradora do bairro, assim que soube da ação se programou para comparecer. “Ano passado eu precisei fazer, mas busquei a Unidade Básica de Saúde. É muito bom ter acesso a essa ação, o serviço é nota dez! Organizado, tranquilo e sem aglomeração”, elogiou.
Outro morador da região que também buscou o serviço foi o senhor Wellington Souza, que estava realizando um procedimento odontológico na Unidade Básica de Saúde do bairro e foi informado da ação pela equipe de saúde. “Muito bom, para ajudar a gente saber se tem ou já teve. Agora é aguardar o resultado”, declarou.
Resultado RT-PCR
Tanto os testes RT-PCR realizados no TestAju, quanto os que são coletados nas UBSs com atendimento covid têm prazo médio de entrega dos resultados de até sete dias. Vale ressaltar que o município recebe os resultados que são analisados e entregues pelo Laboratório Central (Lacen), mas os usuários têm dois canais de comunicação para solicitá-los.
A partir do cadastramento no AjuInteligente, é possível enviar uma solicitação de resultado do teste covid. Outra opção é através da central telefônica, no 0800 729 3534, opção 1, serviço que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
Pessoas com sintomas de síndromes gripais devem buscar atendimento nas UBSs com atendimento exclusivo. São elas: Onésimo Pinto (Jardim Centenário); Ministro Costa Cavalcante (Inácio Barbosa); José Machado de Souza (Santos Dumont); e Geraldo Magela (Orlando Dantas). Todas funcionam diariamente, das 7h às 18h.
https://folhadesergipe.com/

Deixe uma resposta