Prefeitos pedem ajuda à comunidade internacional para enfrentar pandemia

“O Brasil precisa de ajuda”. Com esse mote, prefeitos de grandes cidades do País lançaram nesta segunda-feira (29), um vídeo que pede socorro aos organismos internacionais para frear o avanço da pandemia da covid-19 no Brasil. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira (PDT), é um dos chefes de Executivos municipais que aparecem na gravação da mensagem.

A iniciativa é da Frente Nacional de Prefeitos (FNP). Em pouco mais de três minutos, os prefeitos evidenciam o descontrole da crise sanitária, destacando os recordes diários de mortes pelo novo coronavírus registrados nas últimas semanas. Para eles, a falta de uma comunicação unificada sobre a prevenção da doença e a coordenação do governo federal nas ações de controle da pandemia atrapalharam o enfrentamento da doença nas cidades.

Embora não façam referência direta ao governo federal, os prefeitos afirmam que a situação vivida pelo Brasil, atualmente como epicentro da pandemia, impede a assistência adequada aos pacientes e que enfrentam fortes barreiras para proteger os brasileiros de forma efetiva com as práticas internacionais de prevenção.

O objetivo do apelo, segundo a FNP, é chamar a atenção na mídia nacional e internacional para o empenho das prefeituras brasileiras no combate à covid-19. Além do gestor aracajuano, o vídeo reuniu o presidente da FNP, Jonas Donizette, e os prefeitos do Rio de Janeiro/RJ, Eduardo Paes; de Florianópolis/SC, Gean Loureiro; de Salvador/BA, Bruno Reis; de Belém/PA, Edmilson Rodrigues; de Fortaleza/CE, José Sarto; de Caruaru/PE, Raquel Lyra; e de Pelotas/RS, Paula Mascarenhas.

Edição de texto: Monica Pinto

 

Home

Deixe uma resposta