Prefeitos de Aracaju e Socorro detalham reunião com o ministro da Saúde sobre vacina contra Covid

O ar de otimismo foi evidente logo após o término da reunião entre os prefeitos de capitais e principais cidades brasileiras e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. O prefeito de Aracaju, Edvaldo Nogueira, e o prefeito de Nossa Senhora do Socorro, Padre Inaldo, forma os representantes sergipanos na reunião.

De acordo com o gestor aracajuano, o Ministério da Saúde prevê a distribuição de 8 milhões de doses das vacinas contra a Covid-19, com início da vacinação já não próximo dia 20. “Isso significa que na próxima quarta-feira, dia 20, será iniciada a vacinação de todo país, condicionada a aprovação da Anvisa. Serão 8 milhões de doses distribuídas para todos estados e cidades brasileiras. É uma grande notícia e momento importante do nosso país”, destacou Edvaldo.

Em Aracaju, o plano de vacinação seguirá o do Governo Federal. De acordo com o prefeito, a cidade já tem estrutura para iniciar a imunização. “Já temos nosso plano de vacinação, trabalhado pela secretaria (de Saúde), temos nossas unidades básicas, em que todas têm capacidade de armazenar as vacinas, com equipes preparadas. Nessa primeira fase (de vacinação) serão dois grupos: primeiro os trabalhadores na linha de frente do combate ao coronavírus e idoso em asilo institucionalizados”, explica Edvaldo. As próximas fases vão abrangendo faixas etárias da maior para menor.

O modelo de vacinação apresentado pelo Ministério da Saúde é o que vinha sendo reivindicado pelos municípios brasileiros, com coordenação centralizada no Governo Federal, repasse das doses para os estados e posterior distribuição nos municípios, com cada cidade sendo responsável pela aplicação das vacinas.

Em Nossa Senhora do Socorro, a previsão é vacinar 26 mil pessoas na primeira fase. “Vamos agora preparar nossa logística e verificar melhor local para disponibilizar a vacina para a comunidade. Nós vamos estar conectados com o Ministério da Saúde por meio de um sistema com troca de dados sobre as pessoas vacinadas. Temos o grupo prioritário da saúde para receber a vacina primeiramente, depois por faixa etária, seguindo de acordo com ministério da Saúde. Serão 26 mil doses em Socorro nessa primeira fase”, afirma Enoque Ribeiro, secretário de Saúde de Nossa Senhora do Socorro.

O prefeito Padre Inaldo destacou a chegada da vacina. “Foi um momento importante, em que o ministro aproveitou para expor o crescimento do vírus no país e a grande preocupação do Governo federal com essa situação. Quarta que vem, com o lançamento da vacinação no país inteiro, os estados e municípios dão início a esse trabalho”, pontuou.

Deixe uma resposta