Por Vanessa Goes: “Disfagia”!

Você já soube de alguém que por algum motivo começou a apresentar engasgos? Sim! Dificuldades para engolir água, comida, ou até a própria saliva?!

Se sua resposta for sim, saiba que você pode estar lidando com um caso de disfagia! Isso! Nome difícil né?! Estranho!! Mas é isso mesmo! A disfagia caracteriza-se, essencialmente, pela dificuldade em engolir, uma alteração em qualquer momento do processo de deglutição.

Em geral a disfagia é consequência de alguma doença de base como as demências, Parkinson, acidente vascular encefálico (AVE). Traumatismos Crânio Encefálico (TCE), tumores em região de cabeça e pescoço, dentre outros. Também ela pode decorrer por questões mecânicas como presença de corpo estranho na garganta ou questões psicológicas (disfagias psicogênicas).

A comida possui um caminho a ser percorrido que inicia na boca e termina no estômago, porém essa dinâmica pode apresentar alterações e assim a comida ser desviada para outro caminho: o pulmão! Isso mesmo! Uma situação extremamente perigosa e que coloca a saúde do indivíduo em perigo.

Os nossos pulmões possuem a importante função de fornecer o oxigênio que o nosso corpo precisa e assim nada mais além dele deve entrar nessas estruturas tão essenciais para a nossa vida. Dessa forma, o paciente que engasga apresenta o risco de entrada do conteúdo ingerido nos pulmões, algo muito grave que pode provocar infecção dos pulmões e a depender da gravidade pode levar até ao óbito.

Assim é preciso alertar para os sinais e sintomas da disfagia que são:

  • Engasgos
  • Tosses ou pigarros durante ou após a deglutição
  • Sensação de falta de ar durante a alimentação
  • Desidratação ou desnutrição
  • Episódios de pneumonia
  • Sensação de bolo parado na garganta durante a alimentação

Reforçando que a disfagia é algo que pode afetar significativamente a saúde e a qualidade de vida do paciente – que muitas vezes nem desconfia que sofre do problema – por isso atente para os sintomas e se identificar algo procure um fonoaudiólogo, o profissional indicado para avaliar e tratar as disfagias.

Vanessa Nascimento Goes

Fonoaudióloga

Contatos: (79) 99944-7147   [email protected]

Atendimentos: SaúdeClin – Rua Guilhermino Rezende nº: 56 Bairro Salgado Filho

Deixe uma resposta