Polícia alerta população sobre golpes no Whatsapp com o início da vacinação

O Departamento de Crimes Contra o Patrimônio (Depatri) da Polícia Civil de Sergipe e o Ministério da Saúde alertam a população sobre as possíveis tentativas de golpes que podem ser aplicados por criminosos neste período de início de vacinação contra a Covid-19, através da solicitação de dados particulares.

De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), as pessoas devem se manter atentas quanto a solicitação de dados pessoais neste momento, pois é comum que criminosos se aproveitem da oportunidade para aplicar golpes como clonagem de Whatsapp ou simulação de sequestro para pedir dinheiro aos contatos da vítima.

O Ministério da Saúde informa que não solicita nenhum tipo de dado particular das pessoas que são cadastradas no Sistema Único de Saúde através de mensagens ou de ligações telefônicas.

A orientação do Depatri é que nunca sejam fornecidos números ou dados pessoais como resposta a essas ligações ou mensagens, pois os golpistas tentam acessar o WhatsApp da vítima.

O aplicativo envia um código de verificação – que é exclusivo do número de telefone de cada usuário – e em seguida entram em contato para solicitarem a numeração. Com acesso ao código de verificação, a vítima perde o acesso ao WhatsApp em seu aparelho celular.

O Depatri faz o alerta à população e ressalta que a unidade policial está à disposição para o recebimento de denúncias – através do Disque-Denúncia (181) – e atendimento e registro de ocorrências de possíveis vítimas. As orientações também são válidas para as demais redes sociais.

Deixe uma resposta