Pandemia acelerou amadurecimento em crianças, avaliam pais e especialistas

Lutar contra um inimigo invisível tornou-se rotina para todos desde o início da pandemia do novo Coronavírus, e principalmente entre aqueles na fase inicial do desenvolvimento emocional, as crianças, o momento de tensão impôs novas rotinas, hábitos e comportamentos.

Este cenário se fundamenta em relatos como o da professora e mãe Katiane Barbosa, que afirma ter observado um “falso amadurecimento” em seu filho após o início da crise sanitária, e principalmente um afastamento de atividades que aludem ao infantil.

Pandemia acelerou amadurecimento em crianças, avaliam pais e especialistas

“O processo de adolescer é muito importante para a identidade das crianças, e estou vivenciando isso com meu filho de 10 anos, que antes da pandemia era uma criança, mas agora se sente um adolescente, que prefere ficar sozinho no computador do que com os amigos”, explicou.

A professora acredita que devido a urgência da pandemia, muitas vezes há uma recorrente atribuição por parte dos pais, de responsabilidades além das capacidades mentais da criança, como exigir força e foco durante este momento difícil, e que isso tem acelerado um processo natural.

Para a pedagoga Cristiane Oliveira, o isolamento social incidiu na falta do compartilhamento de ideias, da rotina infantil e distanciou as crianças da ludicidade, acostumando-as com respostas frias, não emotivas e um desejo por independência.

 

 

https://fanf1.com.br/cidades/2021/07/22344/pandemia-acelerou-amadurecimento-em-criancas-avaliam-pais-e.html

 

Home

Deixe uma resposta