O que é a “partícula de Deus”, descoberta pelo Nobel de física Peter Higgs?

O professor e físico britânico Peter Higgs morreu na segunda-feira (8), aos 94 anos. Higgs ganhou o Prêmio Nobel de Física em 2013 pela descoberta do bóson de Higgs, uma partícula cuja existência ele havia previsto em 1964, quase 50 anos antes.

O bóson de Higgs ganhou o apelido nada discreto de “partícula de Deus”, pois ajudou os cientistas a chegarem mais perto de entender como foi a formação do universo e de todas as coisas que conhecemos.

A humanidade busca entender do que é feita a matéria há muito tempo. Civilizações antigas já teorizavam sobre o que forma nossos corpos, os objetos que usamos e a natureza ao nosso redor.

Enquanto as primeiras explicações recorriam a elementos místicos, há alguns séculos a questão passou ser analisada de maneira científica.

Na física, tudo aquilo que possui massa e volume pode ser reduzido aos átomos, e os átomos, por sua vez, podem ser reduzidos às partículas fundamentais — os elétrons e os quarks. E ainda existem outras classes de partículas fundamentais, como os fótons, que formam a luz.

 

 

O que é a “partícula de Deus”, descoberta pelo Nobel de física Peter Higgs?

 

 

Home

Deixe uma resposta