Nova ferramenta da Polícia Civil muda sistema de plantões

A Polícia Civil de Sergipe deve utilizar nesse último trimestre do ano uma nova ferramenta intitulada Faep. Ela está em fase de experimentação e foi desenvolvida pela Coordenadoria de Polícia Civil da Capital (Copcal), a pedido do delegado-geral, Thiago Leandro.

De acordo com a coordenadora das delegacias da capital, delegada Rosana Freitas, “essa ferramenta otimiza a distribuição dos servidores nos plantões da instituição com foco em uma distribuição mais objetiva das vagas disponíveis, levando em consideração o fato de que alguns servidores já prestam serviços extraordinários em algumas unidades, enquanto outros não tinham essa possibilidade”.

A ferramenta já foi utilizada no planejamento dos plantões em unidades do interior, da Central de Flagrantes e do Departamento de Atendimento a Grupos Vulneráveis (DAGV).

Essa mudança provocou preocupação em grupos de pessoas que utilizam o atendimento no DAGV, que tem receio da ferramenta escalar policiais despreparados para dar plantão na delegacia especializada.

Sobre esse fato, a Polícia Civil informou que “todos os delegados que concorrem na escala do DAGV têm cursos específicos sobre os grupos vulneráveis e trabalham com a matéria em suas delegacias de origem”. Além disso, a Polícia informou ainda que em outubro, cerca de 90% dos plantões no DAGV serão titularizados por mulheres.

Deixe uma resposta