Natação sergipana prepara retorno das competições após um ano e meio sem eventos

Com expectativa, cuidados e alívio! É desta forma que o retorno das competições de natação está sendo projetado em Sergipe. Há um ano e meio a modalidade não vê uma competição oficial, em decorrência da crise sanitária provocada pela Covid-19. Com a queda de casos de contaminação e óbitos, o Governo de Sergipe autorizou o retorno de eventos esportivos por meio de decreto estadual.

Presidente da Federação Aquática de Sergipe (FASE), Antonio Aragão, em entrevista ao Programa Ponto Final, da Rádio Fan FM, informou que o calendário de competições retorna com uma disputa estadual no sábado, 21 de agosto. “Passamos um período muito longo sem competição, o que é muito triste, porque a gente ama isso. Graças a Deus vamos retomar no dia 21 de agosto, os clubes já estão com regulamento na mão, com cadastro, e será uma data especial, porque no dia 25 a Federação Aquática de Sergipe completa 40 anos de muita luta em prol do desporto aquático no estado”, enaltece.

O retorno, segundo Antonio, seguirá uma série de cuidados de biossegurança para atletas, comissão técnica e árbitros. “Teremos uma competição reduzida em número de provas, de realização rápida, com acesso restrito para atletas, comissão técnica e arbitragem. Todos serão testados no dia anterior e aqueles que positivarem para o vírus, não poderão participar da competição. Haverá também totem com álcool em gel, será obrigatório uso de máscaras, distanciamento e a equipe de arbitragem trabalhará com luvas descartáveis”, destaca o presidente.

A parada forçada pela pandemia prejudicou a rotina de treinos e de desenvolvimento dos atletas. Segundo Antonio, os decretos estaduais, por um momento, proibiam os treinos nos clubes, impedindo a evolução do atleta. “Acabou quebrando uma sequência de evolução do atleta, o que faz com que ele retorne num estágio anterior. O atleta evolui com o treino e principalmente nas competições, que é onde ele apresenta sua melhor performance, ganha motivação e volta para o treino com mais garra. Isso faz com que ele gradativamente melhore e o que faz ser um esporte de alto rendimento”, registra.

 

Home

Deixe uma resposta