Uma possível paralisação de servidores da saúde de Maruim, devido a atraso no pagamento, gerou preocupação e discussões entre cidadãos do município diante do cenário de pandemia.
No entanto, em entrevista concedida ao programa Sergipe Verdade, da rádio SIM FM, na tarde desta quarta-feira, 19, a secretária de saúde de Maruim, Aline Almeida, descartou a possibilidade de uma greve, pontuando que a Administração pretende dar início ao pagamento nesta quinta, 20.
“Esses servidores que não receberam representam 20% do total, são efetivos da clínica 24 horas, que chamam de urgência, e que são pagos com recursos próprios de Maruim. O montante para este pagamento vem do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que estava bloqueado, mas já buscamos solução e articulamos com o sindicato destes servidores, o Sintasa”, disse ela.
Outro representante da Secretaria de Saúde do município, Moisés, afirmou que estes salários remanescentes são herança da gestão passada, e não se referem somente à categoria da saúde. Em sua avaliação, a antiga Administração não se preocupou em dar continuidade aos serviços da cidade, e que Maruim ainda enfrenta débitos deixados.
“Temos 80% da folha da Saúde que está paga com recursos federais, mas faltavam 20% que são pagos com recursos próprios. Sobre estes 20%, um montante de quase 80 mil, nós estávamos esperando o desbloqueio do FPM para complementar o pagamento. Maruim não tem grandes indústrias, não tem grandes fontes de renda, então depende deste fundo”, disse o servidor.
Segundo Moisés, o pagamento destas folhas atrasadas será feito de forma parcelada, seguindo ordem crescente de valores, e por conta disso, servidores com folhas maiores, serão os últimas a receber.




