Os moradores do loteamento Julieta Bonfim, localizado no município sergipano de Pirambu, estão cobrando da Prefeitura a regularização da energia elétrica no local. São cerca de 500 famílias residentes utilizando energia clandestina.
O aposentado Carlos Alberto possui casa no loteamento e conta que existe muita fiação exposta e irregular, já que os moradores fizeram “gato” para ter luz. Diante disso, os riscos de acidentes são constantes. Beto, como é mais conhecido, reitera que a população já buscou a Prefeitura de Pirambu para regularizar a situação, mas até o momento, nada foi feito.
“O loteamento é registrado no cartório, tudo legalizado. Já fomos até o prefeito, que se manifestou e disse que ia resolver e que estava faltando apenas a Energisa. Mas a companhia veio, mediu e disse que tinha uma duna em que não poderia ter energia. Aí já tem anos e ninguém resolve nada, e a gente fica sofrendo. Ontem foi até sete da noite tentando resolver a queda de energia, porque ela vem por baixo e o gato é uma coisa ilegal. Estamos dando prejuízo ao município”, desabafa o morador.
![]()
A secretária de comunicação de Pirambu, Jessica Feitosa, informou ao F5 News que a gestão acompanha os moradores do loteamento Julieta Bonfim e explica que concedeu a autorização para o uso e ocupação do solo para fim específico de energia. No entanto, a Energisa, companhia que fornece a energia elétrica na cidade, exigiu uma autorização ambiental por parte da Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema).
“Nós caminhamos juntos com eles para que eles fizessem da maneira correta. Então, a Energisa obrigou que eles tivessem a autorização da Adema. Ficou por conta da Adema e eles souberam de tudo porque teve reunião na própria Adema, junto com os representantes dos moradores”, disse a secretária.
De acordo com a Adema, é necessário uma certificação do órgão para que a ligação de energia em áreas de preservação ambiental possa ser feita. “O requerimento está seguindo o fluxo normal de tramitação e assim os fiscalizadores possam verificar se de fato o loteamento está em área de preservação e como deverá ocorrer essa possível instalação”, explica o órgão.
F5 News entrou em contato com a Energisa para saber como está o andamento deste processo, no entanto, a companhia não se manifestou até o fechamento desta matéria.




