Livro destaca importância da educação parental na primeira infância

A período da vida conhecido como “primeira infância” é aquele que abrange desde o nascimento de uma criança até os 6 anos de idade da vida dela. Esse período é determinante para a construção da vida adulta e grande parte das potencialidades humanas são desenvolvidas nessa fase, como o crescimento físico, cognitivo e emocional.

Por esse motivo, os estímulos e a interação nessa fase da vida podem tornar a criança um adulto mais (ou menos) saudável emocionalmente. Segundo especialistas, as crianças nessa fase precisam de oportunidades e estímulos para que possam desenvolver cada uma de suas aptidões.

O livro “Primeira infância: o papel da educação parental para a vida das crianças” traz 36 especialistas da área que abordam distintos temas de parentalidade consciente, como birra, confiança, o poder do toque, importância da rede de apoio, sono, importância dos avós na vida dos netos dentre outros assuntos que ajudarão pais, mães e responsáveis a fazer a diferença na vida dos pequenos nessa etapa que é a base de tudo.

“Como seres extremamente sociáveis, é na primeira infância que necessitamos ainda mais de socialização, já que o aprendizado acontece a partir das interações”, comentou Isadora Lacerda, especialista na Terapia Cognitivo Comportamental com ênfase na infância e adolescência.

Isadora Lacerda – Especialista na Terapia Cognitivo Comportamental / Foto: Arquivo Pessoal

Para ela, esse livro chega em um momento oportuno onde pais ou responsáveis podem encontrar dicas de vários especialistas sobre os diversos temas relacionados a primeira infância. “A ideia é que os pais e ou cuidadores se informem e atualizem-se para que no futuro tenhamos seres humanos mais empáticos, resilientes e felizes”, explicou .

Para a psicóloga Ana Celma Lima, “a maneira como lidamos com as necessidades de uma criança traz impactos no desenvolvimento da personalidade, das escolhas e relacionamentos ao longo de toda a vida”. Por esse motivo, ela defende que pais e cuidadores recebam informações sobre essa fase da vida. “Nesse sentido, acredito que este livro irá contribuir para que mais pessoas reflitam sobre práticas conscientes na educação de um ser humano em desenvolvimento”, explicou.

Ana Celma Lima – Psicóloga / Foto: Arquivo Pessoal

Deixe uma resposta