Janeiro Branco: Pessoas em situação de vulnerabilidade social são assistidas por projeto da SMS

Dentro do projeto Redução de Danos, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são desenvolvidas várias atividades que têm o intuito de acolher pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social, promovendo estratégias de cuidado com pessoas que fazem uso de álcool e outras drogas.

“Buscando realizar uma redução de riscos sociais para que, a partir do acolhimento e do vínculo, podemos dar direcionamento, encaminhamento e ações de saúde para essas pessoas. Nesse acolhimento construído conseguimos criar estratégias de cuidado com essas pessoas”, falou a coordenadora do projeto Redução de Danos, da Rede de Atenção Psicossocial da SMS, Keila Costa.

As atividades começaram com um café da manhã realizado na Associação de Pescadores, localizada no bairro Coroa do Meio. Os assistidos também tiveram acesso às oficinas, música e realização de testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A intenção de oferecer acolhimento a eles foi alcançada.

“Esse evento representa alegria, satisfação imensa para nós. Estou feliz por nos darem um dia diferente”, disse Everton da Silva.

José Francisco Ramos não vive em situação de rua, mas frequenta a Associação de Pescadores e também reconheceu que a atividade tem um resultado positivo entre os assistidos. “Hoje está sendo um dia diferente, um dia de alegria para todos, ainda temos a chance de fazer exames, então estou achando tudo maravilhoso”, garantiu.

Para a assistente social Michele Santos, a questão da vulnerabilidade social precisa ser observada e tratada de maneira ampla e multidisciplinar. “Não é uma escolha individual, uma situação específica que fez com que eles chegassem nessa situação. Envolve questões financeiras, emprego, moradia, abandono familiar que os levaram a essa situação de vulnerabilidade social e exposição ao uso de substâncias. Por isso, esse coletivo de instituições é importante para, aos poucos, conseguirmos reestruturar a vida deles”.

O evento foi organizado em parceria com o CAPS AD Primavera, a Unidade de Saúde da Família Hugo Gurgel, Associação dos Pescadores, o programa Redução de Danos da Secretaria Municipal da Saúde e o Consultório de Rua, que levou testes rápidos para detecção de ISTs.

Dentre as atividades, uma oficina de artes foi oferecida pelo CAPS AD Primavera. A oficineira Leila Santos disse que a ação ajuda a diminuir o peso de viver na vulnerabilidade social. “Dentro desse contexto deles, trabalhamos o Janeiro Branco, ajudando a diminuir essa pressão mental que eles vivem. Trabalhar com arte facilita nas demandas do dia a dia”, explicou.

 

 

Home

Deixe uma resposta