Os festejos juninos, uma das manifestações culturais mais tradicionais do calendário nordestino, segue firme como símbolo de identidade e celebração popular. Em Aracaju, a tradição ganha ainda mais força com a proposta da Prefeitura de descentralizar o Forró Caju, levando a festa para diferentes regiões da cidade e democratizando o acesso à cultura. Nesta sexta-feira, 6, foi a vez do Bugio receber a programação especial. Moradores da Zona Norte celebraram com muito arrasta-pé ao som de artistas como Santanna, O Cantador, Targino Gondim, Lucas Campelo, Virgínia Fontes e Luiz Fontineli.
Minutos antes do início do primeiro show, a aposentada Maria José dos Santos, de 72 anos, já ocupava espaço na plateia, acompanhada pelo filho e os netos.
Entusiasmada, ela ressaltou a importância de fazer a festa chegar a todos os cantos da cidade. “Está mais que aprovado. Festa é um direito de todos, estou muito feliz”, disse.
A auxiliar administrativa Sheila Santos das Graças, de 35 anos, moradora do Bugio há 14 anos, também foi uma das primeiras a chegar. Entre as coisas que mais chamaram sua atenção estavam a estrutura bem organizada e o resgate das raízes culturais. “É uma iniciativa que preserva o lado cultural, que é importantíssimo, como também leva alegria pros bairros. Até porque nem todo mundo tem condições de ir pra um lugar mais distante. Foi uma ideia incrível”, avaliou.
Moradores de outros bairros da Zona Norte também aproveitaram a programação no Bugio. O fisioterapeuta Luiz Felipe Oliveira Bispo, de 30 anos, saiu do Santo Antônio com a mãe, esposa e filho para curtir o evento. “Acho muito importante essa ideia de descentralizar, de fazer a festa chegar em todos os bairros. Resgatar o forró nas comunidades é uma forma de dar acesso a quem mora aqui e também a quem vem visitar. Tem muita gente que não conhece, vem por causa do São João, que é um momento que atrai muitos turistas. E aí a gente, que já é de Aracaju, acaba se misturando com eles e aproveitando juntos a festa”, disse ele, que também acompanhou shows no Augusto Franco e na Praça Fausto Cardoso.



