Forró Caju 2022 contribui para o fomento do turismo na capital sergipana

O Forró Caju 2022 teve recorde de público, com cerca de 50 mil pessoas por noite na praça de eventos Hilton Lopes, região central da capital, e atingiu positivamente diversos setores da economia local. Realizado pela Prefeitura de Aracaju, o evento retornou ao formato presencial depois de dois anos sendo promovido de maneira remota, devido à pandemia da covid-19, e contribuiu significativamente para o fomento do turismo.

A ocupação dos hotéis e pousadas da cidade, segundo o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Sergipe (ABIH-SE), José Wilson, atingiu uma taxa acima de 80% no fim de semana de 23 a 26 de junho. Segundo ele, o Forró Caju 2022 foi promissor na atração de turistas para o estado nesse período.

“A ocupação foi muito boa no final de semana de São João e razoável nos demais dias. Mas, toda a ocupação que tivemos, a visita de turistas que aconteceu, foi resultado dos eventos que ocorreram nos municípios e do Forró Caju. Todo o estado de Sergipe estava num clima muito bacana, e eu parabenizo principalmente Aracaju pela organização, por tudo como foi feito e pensado”, destaca Wilson.

O Forró Caju 2022 foi marcado pelos seis dias de festa na praça de eventos Hilton Lopes, contando com cerca de 100 atrações artísticas, entre cantores locais e de renome nacional, além de novidades como o Circuito Folclórico e o Circular Junino, que celebraram a cultura nordestina e alegraram os turistas em pontos específicos da cidade em datas que antecederam a programação principal do evento.

De acordo com o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo, Jorge Fraga, essas ações e a divulgação antecipada delas fizeram com que o período junino na capital sergipana fosse produtivo para os diversos segmentos do turismo, pois houve uma elevação da procura pelo Destino Aracaju.

Forró Caju 2022 contribui para o fomento do turismo na capital sergipana

“Para nossa alegria, a rede hoteleira foi bem procurada. Tivemos também uma programação maravilhosa com uma modelagem diferente, descentralizando o Forró Caju, em que nós tivemos a oportunidade de mostrar ao turista as nossas tradições, a nossa música nordestina; nós tivemos também a oportunidade de mostrar a nossa gastronomia. Os turistas que aqui vieram, adoraram o Forró Caju nesta modelagem”, avalia o secretário.

Com a cidade cheia de turistas, a arrecadação, ressalta o secretário, deverá apresentar um salto positivo. “O Forró Caju atrai turistas, e consequentemente o turista chega em Aracaju e gasta. Isso favorece o pequeno empreendedor, os donos de bares e restaurantes, assim como também favorece os grandes hoteleiros. Consequentemente, o ISS aumentou aqui na nossa capital, e nós tivemos, com uma avaliação da própria Secretaria da Fazenda, um resultado positivo dos investimentos que fizemos e também naquilo que nós estamos colhendo, que são os impostos”, disse Jorge Fraga.

Divulgação
A Prefeitura de Aracaju tem investido, junto à ABIH, em promoção de ações de divulgação do destino Aracaju a nível nacional, apresentando os atrativos turísticos da capital sergipana nos estados da Bahia, Minas Gerais, e capitais como Goiânia, além do Distrito Federal. A partir desta segunda-feira, 4, as equipes da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) estarão nas cidades paulistas de Campinas, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto realizando a divulgação da capital sergipana.

De acordo com Jorge Fraga, o investimento da Prefeitura em divulgação resulta em bons frutos para a economia da cidade. “Já fizemos divulgação em Alagoas, em Pernambuco e na própria Bahia para atrair o turista rodoviário, e isso tem contribuído muito para o fortalecimento do turismo aqui em Aracaju. Nós estamos divulgando e estamos tendo resultados positivos. O exemplo disso é que entre outubro de 2021 até fevereiro deste ano nós arrecadamos muito em função do turismo, chegando ao patamar de quase 90% do que foi arrecadado em 2019, antes da pandemia. Ou seja, nós tivemos um resultado muito positivo em função dessa divulgação”, avalia Jorge Fraga.

https://www.aracaju.se.gov.br/noticias/96183/forro_caju_2022_contribui_para_o_fomento_do_turismo_na_capital_sergipana.html

 

 

Home

 

 

 

Deixe uma resposta