Flávio lidera ranking digital em 2026 e Lula deixa top 3, aponta Datrix

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) lidera nos dois primeiros meses de 2026 o Índice Datrix de Presidenciáveis (IDP), ranking de performance digital dos nomes cotados para a disputa pelo Palácio do Planalto em outubro.

Os pré-candidatos do PSD Ronaldo Caiado e Ratinho Jr, respectivamente governadores de Goiás e Paraná, completam o pódio de fevereiro, deixando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na quarta posição.

Desde 2025, a Datrix mede a performance dos pré-candidatos, com uso de inteligência artificial, tanto em seus próprios perfis nas redes sociais quanto no chamado “mar aberto”, espaço formado por influenciadores, jornalistas e demais atores políticos.

O monitoramento é feito de forma quantitativa e qualitativa. A pontuação pode variar de -100 a 100 – quanto mais positivo, maiores e mais qualificadas são as citações a um determinado político.

De acordo com o ranking digital, que coletou quase 500 mil publicações nas principais plataformas digitais, Flávio manteve em fevereiro a liderança que havia conquistado ainda em dezembro do ano passado, quando anunciou a pré-candidatura. No segundo mês de 2026, o pré-candidato do PL marcou 37,14 pontos.

O CEO da Datrix, João Paulo Castro, explica que o senador tem conseguido avançar no ranking principalmente com o crescimento das menções em “mar aberto”. Em contraponto, Lula tem melhor desempenho nas redes próprias, com forte engajamento, mas tem pior performance ao ser citado por outros stakeholders – o petista terminou fevereiro com 25,66 pontos.

 

https://www.cnnbrasil.com.br/blogs/iuri-pitta/eleicoes/flavio-lidera-ranking-digital-em-2026-e-lula-deixa-top-3-aponta-datrix/#goog_rewarded

 

Home

 

Deixe uma resposta