Deseja abrir o seu negócio? Saiba como se formalizar como microempreendedor

Quase seis em cada dez trabalhadores sergipanos estão na informalidade atualmente, como F5News mostrou nessa quarta-feira (20). São milhares de pessoas que estão empreendendo, mas não estão buscando a forma legal para ter seus negócios.

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Sergipe (Sebrae/SE), durante a pandemia da covid-19, muitas pessoas perderam emprego e buscaram no empreendedorismo uma forma de sobrevivência, no entanto, iniciaram na informalidade, sem vínculos com a Previdência Social.

A coordenadora da Unidade de Atendimento Individual do Sebrae, Flávia Loeser, aponta que se tornar um Microempreendedor Individual (MEI) é o melhor caminho para esses novos empresários. Se trata de uma pessoa jurídica que pode faturar até R$ 81 mil por ano, tem direito a um funcionário e a abertura do CNPJ é feita de maneira gratuita.

“O MEI paga por mês uma taxa, mas é com ela que ele vai estar assegurando os direitos previdenciários, como o INSS. Dessa forma ele também vai poder emitir nota fiscal, participar de licitações, ter facilidades bancárias, porque o MEI vai ter um CNPJ, então são várias as vantagens”, destaca a coordenadora.

Existem em torno de 500 categorias que podem ser registradas como MEI. Contudo, todas as atividades permitidas são aquelas que fazem parte da categoria de optantes do Simples Nacional.

Ainda conforme Flávia, o Sebrae presta auxílio para empresários que estão iniciando seus negócios e desejam se formalizar. Ela conta que a entidade realiza palestras semanalmente.

“São cursos para que o empresário entenda o que significa ser MEI, quais os direitos e as obrigações dessa pessoa jurídica. Temos orientações sobre gestão de negócio para ele organizar e melhorar sua empresa, assim como gestão financeira, de marketing e de vendas.Há uma infinidade de oportunidades para que o empreendedor possa se tornar formal e que consiga melhorar o faturamento”, reforça.

Os interessados em participar de capacitações, oficinas e palestras, podem ligar no 0800 570 0800 e agendar um horário com a Unidade de Atendimento Individual. “Temos também a nossa loja virtual, onde é possível encontrar capacitações sobre gestão de negócios, financeira e vendas. A chance de seu negócio crescer é maior. Não perca a oportunidade. O Sebrae está de portas abertas para que seu negócio tenha muito sucesso”, assegura Flávia.

Clique aqui.

Edição de texto: Monica Pinto

https://www.f5news.com.br/economia/deseja-abrir-o-seu-negocio-saiba-como-se-formalizar-como-microempreendedor.html

 

 

Home

Deixe uma resposta