Cerca de 50 mil estudantes em SE se inscreveram no Enem 2021

Por Laís de Melo

Sergipe tem 49.116 mil alunos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021, conforme dados do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). O número é 57% menor do que o verificado em 2020, quando 87.502 candidatos se inscreveram. Do total em 2021, 48.206 estão inscritos na versão impressa e outros 910 no Enem Digital.

 

Ainda segundo o Inep, a capital sergipana tem o maior número de inscritos, com 18.980, e Itabaiana lidera o ranking de inscrições entre as cidades do interior do estado, com cerca de 3.500 candidatos.

As provas, tanto impressas como digitais, têm data de aplicação prevista para os dias 21 e 28 de novembro, e os alunos seguem numa preparação intensa. De acordo com o professor e coordenador pedagógico do Pré-Universitário da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Vladimir Silva dos Santos, após passarem pela experiência desafiadora de 2020, devido à pandemia da covid-19, esse ano os alunos estão recebendo mais suporte e atendimento melhor estruturado para a preparação.

“Iniciamos o ano com uma gama de ações, principalmente depois de avaliarmos o que deu certo ou não nessa nova realidade de oferta educacional remota. As inseguranças de antes foram sendo reduzidas com o avanço no domínio das ferramentas e com a garantia da acessibilidade aos recursos técnicos e tecnológicos para continuidade do aprendizado”, diz o coordenador.

Cerca de 50 mil estudantes em SE se inscreveram no Enem 2021

No entanto, Vladimir avalia que a manutenção do ritmo de estudos é uma luta constante, sobretudo por envolver aspectos emocionais, socioeconômicos e culturais impostos pela pandemia aos estudantes da rede pública de ensino.

“Ninguém estava preparado para o que aconteceu em 2020. Os alunos que têm melhor se destacado são aqueles que já possuíam ou forjaram uma rotina autorregulada dos estudos, com horários bem definidos, apoio familiar e espaço de convivência adequado. Toda a equipe de professores e coordenação se soma nesses esforços para assegurar que se mantenham firmes no propósito e o planejamento sempre esteja sendo revisitado”, garante.

Passado o desafio maior, o professor acredita que o prazo para a prova esse ano é adequado não só para a preparação, mas também para as etapas posteriores, como a liberação dos resultados e o início da oferta de vagas nas Instituições de Ensino Superior Federais do Sisu. Em 2020, o Enem que seria realizado também no mês de novembro precisou ser adiado, e a prova só ocorreu em janeiro de 2021.

“Para esse ano já começamos com uma equipe de professores específica para as aulas online pelo YouTube e TV Estude em Casa, seguindo o mesmo cronograma de conteúdos das aulas ministradas pelas equipes em nossos 44 polos espalhados pelo Estado. Disponibilizamos canais diversos de interação com o aluno e percebemos uma curva crescente no público e no seu engajamento na nova proposta”, diz Vladimir Santos.

A aluna do 3º ano do ensino médio Lidyane Victoria Lino Gomes, do Polo Universitário Jackson de Figueiredo, conta que estuda de quatro a cinco horas por dia. Ela monta o próprio cronograma de estudos e tem se dedicado ao máximo, apesar das condições adversas.

“Meu sonho é cursar medicina. E sabemos que o curso, infelizmente, ainda é muito elitista. Mas os exemplos que eu vejo de alunos de escola pública que passaram, do nosso estado, e viraram destaque, me motivam mais ainda a continuar. O recado que eu dou para outros vestibulandos é que não desistam dos seus sonhos, pois com persistência é possível realizá-los”, disse a estudante.

Edição de texto: Monica Pinto

https://www.f5news.com.br/cotidiano/com-reducao-de-57-cerca-de-50-mil-sergipanos-estao-inscritos-no-enem-2021.html

 

Home

 

Deixe uma resposta