CARLOS BATALHA: “O DESEMBARQUE NA NORMANDIA”!

A Normandia é uma região histórica do noroeste da França, colonizada pelos normandos.
Ela ocupa uma área estratégica por via marítima, conhecida como cabeça de ponte para a partir daí penetrar-se no território francês.
O ano era 1944. A guerra era devastadora em boa parte do mundo e principalmente na Europa. Era preciso que algo fosse feito para conter o ímpeto alemão. Foi aí então que as tropas aliadas resolveram organizar uma operação quase que suicida mas que depois se consolidaria como a mais acertada, e a maior operação de guerra já montada de uma só vez.
DIA D
A operação que ficou conhecida como o Dia D, aconteceu na madrugada de 6 de junho de 1944, sendo a maior invasão anfíbia já empreendida, com lançamentos de bases que foram fundamentais para a derrota alemã na Segunda Guerra Mundial.
A ação que também ficou conhecida como Operação Overlord, que significa (Master, Patrão, Superior) empregou números incríveis de homens e máquinas.
Foram utilizados 7 mil navios de guerra e desembarque. 12.000 mil aviões. 10.000 veículos.
As baixas foram grandes. Perderam a vida 4.414 soldados aliados, e 9.000 mil alemães.
A operação no entanto foi vitoriosa, com as tropas aliadas quatro dias depois marchando para Paris, expulsando definitivamente os nazistas do território e francês e regiões próximas.
NOVO DESEMBARQUE NA NORMANDIA.
Depois de 6 de junho de 1944, agora, 78 anos depois, a partir da próxima terça-feira, milhares de pessoas oriundas de todas as partes do mundo estarão desembarcando na Normandia. É que aquela região da França estará recebendo as competições do Campeonato Mundial do Desporto Escolar, a Gymnasiade 2022. Dezoito modalidades estarão em disputa, e desta feita, ao contrário de 1944, o encontro entre os povos das mais diferentes línguas e nacionalidades, será de alegria, congraçamento e desportividade.
BRASIL COM A MAIOR DELEGAÇÃO
A delegação brasileira que participará do evento, será a maior de todos os tempos a deixar o nosso país. Mais do que isso. O evento que começará esta semana, contará com a nossa comitiva sendo a maior dentre todas as participantes, com 345 membros, ficando atrás apenas da França, o país sede da competição.
ANTÔNIO HORA FILHO
Antônio Hora grande favorito para ser o vice-presidente de Laurent Petrynka na ISF.
A participação da delegação brasileira que sairá na quinta-feira de Guarulhos para Paris em voo fretado da Air Caribe, levando 345 participantes dentre atletas, dirigentes, árbitros, médicos, enfermeiros, psicólogos, jornalistas e outros, é aguardada com muita expectativa. Tudo vem sendo preparado com muito carinho, já há alguns meses. O sucesso da participação brasileira, já podemos considerar assim, tem nome e sobrenome sergipano. Antônio Hora Filho, sergipano de Canhoba, professor, ex-árbitro de futebol, com sucesso em nosso estado, é o presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar, e sem nenhuma dúvida o gestor esportivo de Sergipe, que mais projeção ganhou no cenário nacional.
Hora não chegou à presidência da CBDE por acaso. Galgando posições por posições durante 20 anos, o nosso dirigente ganhou notoriedade e reconhecimento nacional já tendo sido inclusive recebido por três vezes no Palácio do Planalto pelo presidente Jair Bolsonaro.
Muito bem articulado, organizado, com grande penetração internacional em dezenas de países, Hora já trouxe várias conquistas para o nosso país como foi o caso do Mundial de Vôlei de Praia Escolar em 2015, disputado em Aracaju, após ganhar o direito de sediar o evento em uma disputa com Israel e o Chile.
Secretário Nacional dos Esportes Marcelo Magalhães estará presente na Normandia.
A realização do JEB’s no último mês de setembro no Rio de Janeiro, foi outra conquista do sergipano. Após 20 anos sem ocorrer o grande encontro da juventude escolar brasileira, Hora reuniu durante dez dias na cidade maravilhosa cerca de 10  mil participantes sem nenhum incidente. As seletivas Gymnasiade ocorridas em março em Aracaju e mais cinco outras capitais brasileiras foi outro grande ponto positivo do dirigente.
Graças ao seu prestígio internacional e ao grande trabalho que realiza, agora durante o evento na Normandia acontecerá a eleição para a vice-presidência da ISF ( International School Federation)e Hora aparece como o principal favorito para ocupar o cargo e muito contribuir com o grande trabalho realizado pelo atual presidente Laurent Petrynka. As adesões dos países ao nome de Antônio Hora tem acontecido a todo momento.
No cenário nacional o prestígio de Antônio Hora é muito grande, tanto que dois ministros acompanharão a delegação. Estarão na Normandia o Ministro da Cidadania Ronaldo Bento, e o Secretário Nacional dos Esportes, Marcelo Magalhães.
EM TEMPO
Obrigado pelo convite Antônio Hora. Seremos jornalista correspondente ma Normandia.
Estarei seguindo com a delegação brasileira para a Normandia, na condição de jornalista correspondente. Agradeço a confiança a mim depositada pelo presidente Antônio Hora, esperando corresponder à expectativa.
Carlos Batalha
Jornalista e Radialista
https://folhadesergipe.com/

Deixe uma resposta