CARLOS BATALHA: “CRIMES QUE CHOCARAM O ESTADO DE SERGIPE”!

Sergipe é considerado um estado ordeiro, pacato, com uma população dócil e afável. No entanto, como toda regra tem exceção, ao longo dos anos e de décadas, alguns crimes aconteceram de forma surpreendente, crimes estes que tiveram repercussões em todo o país.
Crimes como o do Dr. Carlos Firpo, do Tenente Aragão juntamente com o policial civil Saia Justa, do deputado Euclides Paes Mendonça e do seu filho também deputado Antônio Paes Mendonça, ainda o crime de La Conga, tiveram um impacto muito grande no cenário da violência em nosso estado.
TV ATALAIA
O programa Batalha na TV, levado ao ar todos os domingos às 8:30h, pela TV Atalaia, Organizações Walter Franco, começou a rememorar alguns dos crimes que citamos acima. O primeiro deles, que foi exibido em primeiro capítulo no domingo passado, e terá conclusão no próximo domingo, tem como pauta o misterioso assassinato do médico Carlos Firpo, fato ocorrido na madrugada de 29 de abril de 1958, portanto há 63 anos, mas que até hoje suscita dúvidas com relação ao seu desfecho e conclusão de inquérito.
A CASA LILÁS
Casarão da Rua de Campos, onde foi assassinado Dr. Carlos Firpo
O livro que tem como título “A Casa Lilás”, escrito pelo excelente jornalista e historiador Luiz Eduardo Costa, fez ressurgir nos sergipanos a curiosidade pelo desfecho do crime do Dr. Carlos Firpo, assassinato que à época ganhou repercussão nacional, trazendo a Sergipe juristas de renome no país, a exemplo de Evandro Lins e Silva, e chamando a atenção da grande mídia que enviou para cá seus correspondentes.
Entrevistando o jornalista Luis Eduardo Costa
O programa Batalha na TV traz aos telespectadores da TV Atalaia pontos interessantes do ocorrido, mostrando inclusive várias cenas inéditas a exemplo do portão aberto do casarão da Rua de Campos, residência do médico e político, bem como detalhes do interior da casa, e do quarto onde ocorreu o crime.
A autoria intelectual do crime atribuída a viúva Milena Mandarino, e ao seu possível amante Coronel Afonso, é explicada pelo autor do livro.
No próximo domingo, 8.30hs na TV Atalaia, o segundo e último capítulo desse misterioso crime.
TENENTE ARAGÃO E SAIA JUSTA

No dia 03 de abril de 1984 um bárbaro crime abalou a pacata população de Aracaju. O crime que ficou conhecido como “O crime do Hotel Casarão”, vitimou o
Tenente da Polícia Militar, José de Aragão Carvalho (37 anos), e o policial civil Walter Lopes (44 anos), conhecido como Saia Justa, por usar roupas apertadas.
Os dois chegaram ao hotel com o objetivo de investigar se um criminoso conhecido como Galo Preto, suspeito de haver assassinado no dia anterior o taxista Lindolfo Paixão estava hospedado lá.
O desfecho trágico desta história, e detalhes do seu desdobramento, vocês irão acompanhar a partir do outro domingo dia 28 de agosto no programa Batalha na TV, levado ao ar pela TV Atalaia, a verdadeira TV dos sergipanos.
Carlos Batalha
Jornalista e Radialista
https://folhadesergipe.com/

Deixe uma resposta