CARLOS BATALHA: “DUDA LISBOA, UMA SERGIPANA QUE VALE OURO”!

“DUDA LISBOA, UMA SERGIPANA QUE VALE OURO”!

Após ser campeã mundial na Itália, Duda recebe o abraço carinhoso do ex-prefeito João Alves.

Os sergipanos, amantes ou não do esporte, terão um motivo muito especial para ficarem ligados na tv a partir do próximo dia 23, data da abertura oficial das Olimpíadas de Tóquio.
É que exatamente logo na abertura às 23hs, estreia na modalidade vôlei de praia a melhor jogadora da modalidade no mundo, e ela é uma brasileira.


Eduarda Santos Lima, filha de Maria Aparecida e Antônio Marcos Vieira Lisboa, ou como queiram carinhosamente tratá-la de DUDA LISBOA, é orgulho da nossa terra.
Duda é sergipana de São Cristóvão, local onde a família reside até hoje, e tendo a mãe, Cida, ex-atleta e hoje treinadora, funcionária da Prefeitura Municipal, que por sinal, através do seu prefeito Marcos Santana, valoriza muito a sua representante.

CARREIRA PRECOCE


Duda começou a sua carreira no vôlei de praia muito cedo.
Logo aos 9 anos, a garotinha de excelente estatura e esguia, já dava sinais do que poderia vir pela frente. Dando os seus primeiros passos no esporte na Escola Prado Meireles situada na quarta cidade mais antiga do Brasil, a jovem promessa veio aos 12 anos estudar em Aracaju no Instituto Dom Fernando Gomes, e com essa idade participou do seu primeiro torneio que foi o Circuito Estadual de Vôlei de Praia em 2011, evento disputado na Atalaia. Logo após participar do circuito em Aracaju, a jovem revelação já participava da sua primeira competição interestadual, disputando o Torneio Nacional de João Pessoa.

MÃE. EX-ATLETA, TREINADORA E INCENTIVADORA.

Duda, ao lado dos pais Cida e Antônio Marcos

Para o seu crescimento e desenvolvimento da carreira em um país onde pouco se valoriza o esporte, Duda contou com o apoio incondicional da mãe, ex-atleta e hoje treinadora Cida, tendo como grande curiosidade a sua participação no torneio estadual o qual nos referimos onde também sua mão participou. Naquela oportunidade com apenas 12 anos Duda obteve a quinta colocação, enquanto Cida ficou na terceira posição.
Aliás, Cida realiza um grande trabalho em São Cristóvão já há 15 anos, onde possui um Centro de Treinamento, tendo inclusive nesse período revelado para o esporte além de Duda, as atletas Thainá, Vitória, Agatha e Carol.

DEZENAS DE TÍTULOS

Logo após a vitória na Itália, entrevistei Duda ao lado de João Alves e do ex-secretário de esportes Carlos Eloy.

Tomaríamos um grande espaço da Folha de Sergipe se fossemos aqui relacionar todos os torneios nacionais e internacionais que Duda já participou, bem como os títulos conquistados.
Separamos algumas dessas conquistas para que os leitores da Folha de Sergipe possam atestar que DUDA LISBOA É UMA SERGIPANA QUE VALE OURO.

Campeã Mundial de Vôlei de Praia Escolar em 2013 – Itália
Tri-Campeã Mundial sub-19 em 2013/14/15 em Portugal e no Chipre
Bi Campeã Mundial sub-21 2016/17 na Suíça e no Chile.
Medalha de Prata sub-23 em 2013 na Polônia
Medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos da Juventude em 2014 – Pequim
Medalha de Bronze Sul-americana em 2014 – Chile
Medalha de Ouro Campeonato Militar em 2017 – Brasil
Medalha de Prata na World Tour Finais em 2017 – Alemanha

Entrevistamos Duda na solenidade de premiação do Mundial de Vôlei realizado na Itália em 2013 (Duda campeão ao lado da também sergipana Carol).

Carlos Batalha
Jornalista e Radialista

 

 

Home

Deixe uma resposta