Campanha de multivacinação encerra nesta sexta-feira, 29

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) através Programa Estadual de Imunização, informa que nesta sexta-feira, 29, encerra a Campanha Nacional de Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes, de zero a menos de 15 anos.

A orientação é que os pais ou responsáveis levem seus filhos menores de 15 anos à Unidade Básica de Saúde (UBS), portando a caderneta de vacinação, para que o esquema de vacinação seja avaliado por um profissional de saúde e aplicadas as vacinas que, porventura, estejam em atraso. As UBSs atendem de segunda à sexta-feira, nos 75 municípios do Estado.

Campanha de multivacinação encerra nesta sexta-feira, 29

Conforme a gerente de Imunização da SES, Sândala Teles, a multivacinação é uma estratégia que o Programa de Imunização vem adotando com a finalidade de atualizar a situação vacinal da população de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias).  “Neste período, serão ofertadas todas as vacinas de rotina do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal”, disse.

Como a campanha de multivacinação envolve todas as vacinas básicas,  como por exemplo  a BGC, difteria, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, pólio, meningite, HPV e tétano, a atualização da situação vacinal além de melhorar a cobertura vacinal, diminui a incidência das doenças imunopreveníveis e contribuir para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis.

Fonte: SES

Deixe uma resposta