‘Bom dia, Verônica’ e ‘Manhãs de Setembro’: o Século XXI exposto no streaming

Lembram que na coluna sobre a série brasileira Dom, original Amazon Prime Video, situei as plataformas de streaming como tábua de salvação para a agonizante indústria nacional do entretenimento televisivo e cinematográfico?  Movida por esse espírito, fui conferir mais duas opções, nas quais verifiquei plenitude criativa, ambas libertas, como devem ser as produções no segmento, sob prisma de lógica inquestionável: ninguém é obrigado a assistir o que não estiver a fim. Para isso, inventaram um aparelho fantástico há décadas, cujo nome é controle remoto.

Dito isso, vamos à primeira sugestão – Bom dia, Verônica -, original Netflix de continuidade já assegurada pela plataforma, uma ótima notícia não só para os profissionais brasileiros diretamente envolvidos na série, mas para um processo civilizatório onde violência seja tratada como o que é: crime. A primeira temporada estreou em outubro do ano passado, com receptividade capaz de colocá-la por dias no top 10 da plataforma por aqui. Sinceramente, me deixa feliz ver o Brasil consumindo uma história muito bem elaborada, ficcional porém ilustrativa de uma realidade inaceitável, que só não vê quem não quer: a da violência sobre mulheres dentro do que utopicamente era para ser o lugar mais seguro, feliz e harmonioso para elas. Aquele espaço próximo do que, em tese, deveria se chamar de lar, pervertido por homens, seus “companheiros”, cujos sérios problemas internos explodem na forma de abusos físicos e/ou psicológicos.

Se isso já representa ousadia nos tempos atuais – e eu adoro ousadia -, a Amazon Prime Video foi ainda mais longe: atenta ao público ciente de que vivemos no Século XXI, bancou como original da plataforma a brasileira Manhãs de Setembro, produzida pela O2 Filmes e disponível em pelo menos 200 países desde junho passado.  A protagonista é uma mulher trans e negra, interpretada pela idem cantora e compositora Liniker, a quem, admito, eu mesma não conhecia, apesar dela já ter se apresentado em turnê internacional. A série, de apenas cinco episódios, já teve continuidade confirmada e as gravações da segunda temporada devem iniciar no próximo mês.

 

 

Home

Deixe uma resposta