Uma mistura de reencontros e celebrações. Assim foi a noite deste domingo, 1º de junho, último dia de festa do Forró Caju 2025, na praça Fausto Cardoso, cenário que há 32 anos recebeu a primeira edição do maior festejo junino de Aracaju. Entre as atrações da noite, tivemos o retorno do cantor Assisão ao Forró Caju, que subiu ao palco aos 84 anos, após quase três décadas longe do evento.
Assisão foi a segunda atração da última noite de festa da Fausto Cardoso, um de seus maiores sucessos. Com mais de 25 anos sem se apresentar no festival, ele volta aos palcos do Forró Caju com a mesma energia que marcou a sua primeira apresentação, embalando o público com clássicos como Só João, Caldeirão Chefe, Pau nas Coisas e Fogueirinha, esta última considerada por muitos como um hino junino.
A apresentação do cantor foi acompanhada de perto por dois ícones do forró sergipano, os cantores Sergival e Erivaldo de Carira. Os artistas fizeram questão de marcar presença para prestigiar o reencontro de Assisão com o público sergipano, reforçando a importância histórica do momento para a cultura nordestina.
Assisão não escondeu a emoção ao comentar o seu retorno à Aracaju. “Eu me emocionei mesmo quando recebi o convite para voltar ao Forró Caju. Depois de tanto tempo, eu nem lembro direito, mas foi quando a minha música Pau nas Coisas foi lançada, faz muito tempo, viu? E agora, aos 84 anos, está sendo uma alegria danada estar de volta nesse palco tão importante.”
Ao longo do show, o cantor destacou a importância de manter viva a cultura nordestina entre os mais jovens. “Cantar minhas músicas e ver o povo cantando junto, gente nova, jovem… isso me toca. Porque é assim que a cultura continua viva, né?”
Assisão também agradeceu pelo espaço que o evento ainda reserva a artistas da sua geração. “Quero agradecer demais por esse espaço. Porque se não for pela rádio, pela TV, pela internet, como é que o jovem vai conhecer o verdadeiro forró? A história do Nordeste está nas nossas canções. E eu estou aqui para continuar contando essa história com muito amor.”
Com mais de 60 anos de carreira, Assisão é considerado um dos grandes nomes do forró tradicional. Seu retorno ao Forró Caju foi um dos momentos marcantes da edição 2025, celebrando não só a música, mas também a memória afetiva das gerações mais antigas.
Assisão também é conhecido no meio artístico com músicas gravadas por Luiz Gonzaga, Trio Nordestino, Elba Ramalho, Maciel Melo, Três do Nordeste e outros nomes de destaque no cenário musical nordestino.




