A deputada federal Luizianne Lins (PT-CE), que foi retida por Israel após tentar chegar à Faixa de Gaza em uma flotilha humanitária, se pronunciou nesta terça-feira (7) após ser liberta na Jordânia. A parlamentar deve chegar ao Brasil na próxima quinta-feira (9).
Em vídeo publicado nas redes sociais, Luizianne afirmou ter ficado sem comunicação após ser interceptada pelo governo israelense junto com outros brasileiros e ativistas, incluindo a sueca Greta Thumberg.
Ainda no vídeo, a petista disse ter passado por muitas violações e truculências, durante os seis dias que ficou presa em um centro de detenção em Ketziot, no sul de Israel, próximo à fronteira com o Egito.
“Quero agradecer o apoio e a torcida (…) as pessoas que torceram por essa missão. E foram muitas violações, foi muita truculência, foi uma situação muito, muito difícil. Mas eu quero dizer que com toda dificuldade que a gente teve que lidar esses dias, não tem nada comparado com mais de 10 mil palestinos presos, dentre eles 400 crianças”, declarou a deputada.
Veja passo a passo o que se sabe sobre a participação de Luizianne Lins no caso:
A interceptação da flotilha
Os primeiros navios foram interceptados e abordados pelas forças israelenses na noite de quarta-feira (1°), horário local, a cerca de quase 130 km de Gaza, segundo a GSF (Flotilha Global Sumud), que acusou Israel de atacar agressivamente suas embarcações.
A GSF informou no Telegram que uma embarcação foi “deliberadamente abalroada”, enquanto outras duas foram “alvo de canhões de água”. A agência publicou um vídeo que mostrava a embarcação Yulara sendo atingida por canhões de água, acrescentando que ninguém a bordo ficou ferido.
Como a deputada chegou lá?
Ela pediu licença do mandato no fim de agosto para participar do comboio, que conta também com parlamentares italianos e espanhóis.
O grupo partiu de Barcelona, na Espanha, em 31 de agosto e foi reforçado por outros navios ativistas à medida que se aproximava de Gaza.
https://www.cnnbrasil.com.br/politica/apos-deixar-israel-deputada-do-pt-grava-video-foi-muita-truculencia/



