Crianças de duas unidades de ensino participaram de uma visita guiada, conheceram a importância das árvores e das abelhas para o equilíbrio ambiental e realizaram o plantio de uma muda de pau-brasil
Em alusão ao Dia da Árvore, celebrado nesta segunda-feira, 21, estudantes da Emei Professor João Batista Douglas de Souza e do Centro Educacional Novo Mundo participaram de uma programação educativa no Horto Municipal de Aracaju. Promovida pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a atividade aproximou as crianças da natureza e abordou, de forma lúdica, temas como arborização urbana, biodiversidade e a importância das abelhas para a polinização e a produção de frutos.
Durante a visita guiada, os estudantes conheceram diferentes espécies de árvores e aprenderam sobre as relações entre os elementos da natureza. Com uma linguagem adequada à faixa etária, a equipe de Educação Ambiental transformou os espaços do Horto em uma sala de aula ao ar livre, estimulando a observação e a participação das crianças.
Para a coordenadora pedagógica da Emei Professor João Batista Douglas de Souza, Cristiane Passos, a experiência contribui para aproximar os conteúdos trabalhados em sala de aula do cotidiano dos estudantes. “Quando as crianças entram em contato direto com a natureza, o aprendizado ganha outro significado. Elas podem observar as plantas, fazer perguntas e compreender, na prática, por que precisamos cuidar das árvores e dos animais. É uma experiência que desperta a curiosidade e contribui para a formação de crianças mais conscientes e comprometidas com o meio ambiente”, afirmou.
A programação também proporcionou momentos de interação e descoberta fora do ambiente escolar. Ao explorar o Horto, os estudantes puderam compartilhar o que aprenderam e compreender, na prática, como os diferentes elementos da natureza estão relacionados.
A diretora do Centro Educacional Novo Mundo, Maria da Conceição Alves, contou que a instituição já participou de outras atividades no Horto e destacou a importância de ampliar os espaços de aprendizagem. “Não é a primeira vez que visitamos o Horto e gostamos muito de retornar. Nossos alunos participaram de toda a programação e fomos muito bem recebidos. Uma atividade como essa muda a rotina das crianças e mostra que o ensino não acontece somente dentro da escola. Quando proporcionamos novas experiências, a escola amplia as possibilidades de desenvolvimento e torna o aprendizado mais vivo e significativo”, ressaltou.
Segundo o técnico de Educação Ambiental da Sema, Saha Januário, a programação foi planejada para aproximar os conteúdos ambientais do universo infantil. “Realizamos uma visita guiada para conversar sobre arborização, apresentar algumas espécies de abelhas e explicar a importância desses animais para a polinização e a produção de frutos. Tudo foi trabalhado de maneira lúdica, com uma linguagem próxima à realidade das crianças. Foi uma aula prática sobre como os elementos da natureza se relacionam e por que cada um deles é essencial para o equilíbrio ambiental”, explicou.
Como parte da programação, os estudantes também participaram do plantio de uma muda de pau-brasil. A atividade reforçou, de forma simbólica e prática, a importância da preservação das árvores e do cuidado com o meio ambiente, levando para além da visita ao Horto uma mensagem de responsabilidade ambiental para as próximas gerações.




