Programa para distribuição de absorventes em escolas é lançado em Aracaju

O programa ‘Absorvente é Direito’ foi lançado oficialmente na manhã desta segunda-feira (13). A partir deste projeto, idealizado pela aluna e secretária-geral Administrativa do Atheneu ONU, Lenice Ramos, serão distribuídos cerca de 160 mil absorventes em 17 escolas públicas do Estado de Sergipe.

 

O objetivo do programa é combater a pobreza menstrual de alunas da rede pública estadual e deverá alcançar cerca de 6 mil meninas. De acordo com o professor de Sociologia e orientador de Lenice no projeto, Yuri Norberto, esse é o maior programa do Brasil de distribuição gratuita desse item, organizado pela sociedade civil.

A solenidade de lançamento aconteceu no Teatro Atheneu e contou com a realização da terceira edição do Atheneu ONU, que é uma simulação, em Sergipe, da reunião da Organização das Nações Unidas.

“Fazemos a simulação da ONU para discutirmos temas que são globais e locais. Um desses temas, que foi pautado na ONU, em 2015, foi o da pobreza menstrual. Foi trazido do global para a realidade local pela aluna Lenice, que pensou no projeto de distribuição de absorventes dentro das escolas”, relatou o professor Yuri ao F5News.


Programa para distribuição de absorventes em escolas é lançado em Aracaju

E continua. “O Atheneu ONU é uma oportunidade que temos de fazer com que os alunos reflitam sobre os problemas do mundo e tragam para a realidade deles. Pensar global e agir local. Fizemos a mesa de abertura e em seguida fizemos uma simulação geral da ONU, onde os países mais importantes foram discutidos. Cada sala da escola ficou responsável por um país, para preparar texto, representar chefe de Estado etc”.

Para Lenice Ramos, o lançamento marca o início de um grande projeto para tentar reduzir os impactos da pobreza menstrual na vida de muitas adolescentes.

“O dia de hoje é muito importante e muito gratificante. Nós iremos beneficiar, com uma entrega simbólica, 17 escolas, para mostrar ao Estado o nosso trabalho e a representatividade dos estudantes”, disse a jovem, que é também responsável pela criação de um Projeto de Lei para distribuição de absorventes nas escolas públicas e que tramita na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese).

https://www.f5news.com.br/cotidiano/programa-para-distribuicao-de-absorventes-em-escolas-e-lancado-em-aracaju.html

 

Home

Deixe uma resposta