Em entrevista ao programa Sergipe Verdade, nesta terça-feira, 29, Hyago França, o vice-prefeito de Carmópolis, falou sobre as dificuldades financeiras que vêm sendo enfrentadas pela gestão do município nos últimos meses. Na oportunidade, ele citou a paralisação no polo da Petrobras como uma preponderante para a queda de royalties.
“Realmente, é um momento bastante delicado em termos financeiros para o município, chega a ser assustador porque Carmópolis, que teve grandes arrecadações em royalties, chegou a R$ 9 mil, isso por conta da paralisação na Petrobras desde o mês de maio. A paralisação não era prevista por nenhum gestor, ninguém da população imaginava essa paralisação”, explicou.

De acordo com Hyago, um dado que chama atenção é sobre o orçamento do município. Em relação ao montante aprovado para 2022, Carmópolis tem R$ 16 milhões a menos, e entre as adversidades enfrentadas, ele cita o bloqueio de parte do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e a redução do ICMS repassado para as cidades. Ele garantiu, no entanto, que a Prefeitura continua honrando os compromissos com os servidores em relação ao pagamento de salários.
“Continuamos fazendo a máquina funcionar, e um exemplo é que o salário dos servidores efetivos não atrasamos nenhum mês, até pagamos os meses da gestão passada. O salário dos efetivos estará sendo pago de hoje para amanhã, estará entrando na conta. Já o dos comissionados será pago de amanhã para quinta-feira, então até quinta-feira estaremos quitando o salário do mês de novembro”, garantiu o vice-prefeito.
https://fanf1.com.br/politica/2022/11/29935/vice-prefeito-de-carmopolis-fala-em-reducao-da-arrecadacao-.html




