Preocupado com a situação da vacinação em municípios sergipanos, principalmente em Laranjeiras, o líder do governo na Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), deputado Zezinho Sobral (Podemos), sugeriu, durante entrevista ao Jornal da Fan, da rádio Fan FM, nesta sexta-feira, 09, que o prefeito de Laranjeiras, Juca de Bala (MDB), peça ajuda a Secretaria de Estado da Saúde (SES) para cumprir a meta de vacinação.
“A gente pede celeridade e que o secretário da pasta busque auxílio. Equipes da Secretaria de Estado da Saúde estão à disposição para ajudar. Esse é um momento de união”, afirmou o deputado.
De acordo com o último boletim de vacinação da SES, Laranjeiras tem um dos piores índices de vacinação entre todos municípios sergipanos. Em relação à primeira dose, somente foi aplicado 38%, enquanto a segunda 43%.
Fiscalização
Na oportunidade, Zezinho Sobral pediu mais celeridade aos municípios com o processo de vacinação, para aliviar a pressão do sistema de saúde que já está colapsado, e afirmou que o Tribunal de Contas do Estado (TCE) passará a fiscalizar as prefeituras que estão com baixa aplicação das doses recebidas.
Zezinho acredita também que alguns municípios não estão atualizando os dados da vacinação, e fez uma comparação com as cidades da região metropolitana de Aracaju, que estão seguindo corretamente o calendário do Ministério da Saúde.
Rodrigo Valadares
Em relação a publicação do deputado estadual Rodrigo Valadares (PTB), na qual afirma que o governador Belivaldo Chagas está estocando vacinas, Zezinho Sobral não rebateu de forma direta, mas deixou claro que quando fala com a população sempre apura as informações para não gerar mais vexame, principalmente no momento delicado que a sociedade vem passando.
Por Gabriel Jesus




