No começo da manhã desta terça-feira, 2, teve início a programação especial em homenagem à Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, padroeira do município de Nossa Senhora do Socorro, onde é feriado nesta terça-feira, 2. Hoje também é celebrado o dia de Iemanjá, a rainha das águas.
As celebrações foram adaptas por conta da pandemia do novo Coronavírus. A tradicional lavagem da escadaria da igreja do Perpetuo Socorro, realizada pelos adeptos de religiões de matriz africana, este ano não irá acontecer. A medida atende às recomendações do Governo do Estado.
Às 17h acontece a Santa Missa com Dom João Costa, arcebispo de Aracaju, na Igreja Matriz de Socorro. Após a missa, a habitual procissão será substituída por uma carreata.
Em Aracaju, o cortejo intitulado “Águas de Yá Orí”, que tradicionalmente acontece na Orlinha do Bairro Industrial às margens do Rio Sergipe, esse ano será substituído por uma ação pontual, devido à pandemia.
Às 15hrs, os organizadores do evento (Associação Luz do Oriente junto ao Ilê Yátassytaôô Ifá Enibalé) se reunirão num pequeno grupo apenas para levar as oferendas ( presentes biodegradáveis, como: flores, sabonetes, espumantes e perfumes) para o local de costume na Orlinha do Bairro Industrial.
A recomendação é que os devotos e participantes façam as suas preces nos seus lares, evitando aglomerações.
Foto/ilustração
Por Redação FAN F1




